conexões essenciais 10 a 12 de junho

27/02/2025

“Férias silenciosas”: fenômeno da geração Z irrita chefes

Jovens da Geração Z, nascidos entre 1997 e 2012, têm sido criticados pela prática das chamadas “férias silenciosas”. O termo refere-se a tirar folgas sem aviso prévio, enquanto mantêm a aparência de estarem trabalhando remotamente.

Uma pesquisa da plataforma PapersOwl, realizada com 2 mil jovens, revelou que 51% dos entrevistados admitiram ter deixado de trabalhar até três vezes no último ano. Outros 12% confessaram fingir estar trabalhando com ainda mais frequência, enquanto 40% afirmaram nunca ter adotado essa prática.

Entre os principais motivos citados para as “férias silenciosas” estão o esgotamento mental e o burnout. Além disso, 36% dos entrevistados disseram recorrer à prática para lidar com questões familiares.

A aceitação desse comportamento é alta entre os jovens da Geração Z: 95% consideram que certas “trapaças” no ambiente de trabalho são toleráveis. Além disso, a insatisfação dos funcionários muitas vezes está ligada a lideranças problemáticas. Segundo uma pesquisa de junho de 2023 da empresa de insights de funcionários Perceptyx, 46% dos trabalhadores classificaram seu pior chefe como “incompetente” ou “pouco solidário”.

FONTE: InfoMoney – Fevereiro/25

Não deixe de ler também:

Rotatividade recorde de colaboradores exige soluções estratégicas

Rotatividade recorde de colaboradores exige soluções estratégicas

Conexões no ambiente de trabalho fazem bem para a saúde individual e dos negócios

Conexões no ambiente de trabalho fazem bem para a saúde individual e dos negócios

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio Automotivo

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização