SAVE THE DATE 19 A 21 de maio de 2026

18/09/2025

Google lança no Brasil o Modo IA, uma busca com IA mais avançada

O Google anunciou, neste mês de setembro, a chegada ao Brasil do Modo IA, um novo modelo de busca que utiliza inteligência artificial para responder a perguntas mais elaboradas de forma conversacional. A principal diferença em relação ao modelo tradicional é que, além de links de sites, a ferramenta oferece ao usuário um resumo detalhado e completo do tema pesquisado.

De acordo com a big tech, o Modo IA possui raciocínio avançado e multimodalidade, ou seja, a capacidade de interagir com texto, imagem e som. O recurso aprofunda a busca por meio de perguntas complementares, além de sugerir links para a web.

A novidade já pode ser acessada pelos usuários brasileiros como uma das abas na página de resultados e no aplicativo do Google. O recurso, antes disponível apenas em inglês para 180 países, passa agora a operar também em português, hindi, indonésio, japonês e coreano.

Diferenças em relação à busca tradicional

Na prática, o Modo IA amplia o que já vinha sendo feito com o AI Overviews. Enquanto este oferece apenas um resumo breve com apoio de IA, seguido de links para sites, o novo modelo entrega uma explicação mais extensa, organizada e contextualizada.

Segundo o Google, a ferramenta é especialmente útil em perguntas exploratórias e tarefas mais complexas, como recomendações locais, planejamento de viagens ou explicações detalhadas.

Exemplos incluem:

  • “Quero entender diferentes métodos de preparo de café. Faça uma tabela comparando sabor, facilidade de uso e equipamentos necessários.”
  • “Encontre feiras livres em São Paulo que funcionem às terças-feiras antes das 8h para comprar frutas e verduras frescas.”

Além de digitar, o usuário pode falar com a IA pelo microfone ou até enviar fotos e imagens para obter respostas.

“A busca por IA mais poderosa do Google”

“O Modo IA é a nossa busca por inteligência artificial mais poderosa. Ele expande o que o AI Overviews pode fazer, com raciocínio avançado, pensamento estruturado e capacidades multimodais do Gemini 2.5. Agora é possível fazer perguntas complexas, com nuances, restrições múltiplas, explorar conceitos, planejar viagens detalhadas ou comparar produtos, tudo em uma resposta clara, organizada e com links úteis”, afirmou Hema Budaraju, vice-presidente de Produto e Pesquisa do Google.

A executiva destacou que o novo modelo acompanha uma mudança no comportamento dos usuários, que passaram a formular pesquisas até três vezes mais longas e complexas do que antes.

Tecnologia por trás da novidade

Para entregar respostas mais completas, o Modo IA utiliza uma técnica chamada query fan-out, que decompõe a pergunta em subtópicos e executa múltiplas consultas simultaneamente.

Segundo o Google, o modelo se apoia em seus sistemas de qualidade, classificação e segurança de busca desenvolvidos ao longo de mais de 20 anos. Isso inclui filtros contra spam, protocolos de segurança e processos de verificação.

“Estamos garantindo resultados de alta qualidade com essa nova experiência. Continuamos investindo, testando e identificando melhorias. O AI Mode verifica o próprio resultado antes de exibi-lo, para assegurar informações confiáveis e consistentes”, explicou Budaraju.

FONTE: Época Negócios – Setembro/25

Não deixe de ler também:

SICREDI EMPRESAS destaca-se pelo ambiente seguro e eficiente focado no mundo corporativo e empresarial

SICREDI EMPRESAS destaca-se pelo ambiente seguro e eficiente focado no mundo corporativo e empresarial

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão