
A trajetória de crescimento e transformação de empresas familiares no Brasil tem ganhado um novo capítulo nos últimos anos. Cada vez mais abertas à profissionalização da gestão e à adoção de padrões de excelência, essas organizações estão contratando consultorias especializadas para garantir perenidade, inovação e desempenho sustentável. Um exemplo emblemático dessa tendência é o recente anúncio da parceria entre o Grupo Estrutura, de Joinville, e a Porsche Consulting, braço estratégico da icônica marca alemã.
Há 47 anos no mercado, a tradicional incorporadora catarinense consolidou sua reputação no setor da construção civil por meio de empreendimentos de alto padrão e pela entrega de mais de 1 milhão de metros quadrados construídos. Agora, dá um novo passo ao se aliar a uma marca de luxo que não apenas chancela um projeto, mas participa de todas as etapas de um novo modelo de desenvolvimento imobiliário, do planejamento à entrega, passando por capacitação de equipes e estratégia comercial.
O primeiro fruto dessa parceria, que foi anunciada na Expogestão 2025, é o Oceana – Powered by Porsche Consulting, um edifício residencial de luxo à beira-mar, com 96 unidades e VGV estimado em R$ 420 milhões. O condomínio em Barra Velha (SC) representa uma inflexão estratégica: uma companhia familiar que investe na consultoria como catalisadora de crescimento e diferenciação.
“Essa parceria é resultado de quase uma década de planejamento e representa nosso compromisso em unir a expertise brasileira em incorporação à altíssima qualidade da engenharia e gestão alemãs”, afirma Marconi Bartholi, CEO do Grupo Estrutura. “Mais do que construir imóveis, queremos construir valor real para as cidades, para os investidores e para quem escolhe viver nos nossos empreendimentos”, conclui.
A Porsche Consulting, reconhecida globalmente por sua atuação em setores como automotivo, industrial e de infraestrutura, traz ao projeto sua metodologia de alta performance baseada em produtividade, padronização de processos, qualidade total e visão estratégica. Além da concepção técnica, os consultores atuarão diretamente na qualificação dos times da obra, no marketing e na estratégia de vendas, demonstrando que a colaboração vai além do selo de marca e se estende à administração operacional do negócio.
“Encontramos no Grupo Estrutura uma organização que compartilha dos mesmos valores que a Porsche Consulting: visão de futuro, foco no cliente e obsessão pela excelência. Para nós, isso é fundamental”, afirma Rüdiger Leutz, CEO da Porsche Consulting no Brasil.
Preservando legados
Dados do IBGE e do Sebrae apontam que 90% das empresas no Brasil são familiares e respondem por 65% do PIB e 75% dos empregos no setor privado. Por isso, a sobrevivência dessas organizações é fundamental para a economia e o desenvolvimento do país.
Ao adotar a criação de conselhos independentes, contratar executivos de mercado e consultorias para desenhar e implementar modelos de classe mundial, o foco é mais a preservação do legado e a longevidade do que desempenho. Práticas avançadas de governança, eficiência operacional e planejamento estratégico aumentam a competitividade, atraem novos investimentos e preparam sucessões de maneira estruturada.
Um dos maiores especialistas globais em empresas familiares, John Davis, da Harvard Business School, defende que a sustentabilidade desse tipo de negócio, no século 21, passa por três pilares: profissionalização, inovação e propósito.
A parceria entre o Grupo Estrutura e a Porsche Consulting exemplifica esse tripé ao unir tradição local com expertise global, em um modelo capaz de inspirar outros negócios familiares no Brasil. O projeto representa uma nova marca para este modelo de companhia: da transformação consciente, da busca por alta performance e qualidade, e da construção de um legado que combina valores e visão.