SAVE THE DATE 19 A 21 de maio de 2026

11/07/2025

Gustavo Araújo incentiva líderes a construírem “times de não humanos” em suas empresas

Durante o Seminário Executivo Tecnologias Emergentes, na programação da 23ª ExpoGestão, Gustavo Araújo, cofundador e CIO do Distrito, e fez uma exposição direta, provocadora e repleta de insights práticos. Ele abordou o tema “Domando a Inteligência Artificial: como orquestrar LLMs e AI Agents com eficiência e controle”, trazendo uma visão estratégica sobre o impacto das tecnologias emergentes no presente e no futuro das empresas.

Logo no início, o especialista fez uma provocação aos participantes com uma das principais teses defendidas por seu laboratório de inovação, o GNI Lab: “Comece a construir o seu time de não humanos”. Para ele, o diferencial competitivo das organizações até 2030 será a capacidade de escalar suas operações combinando inteligência artificial e agentes autônomos, os chamados AI Agents, sem aumentar proporcionalmente seus times humanos.

“As empresas que mais crescerem, que mais gerarem EBITDA, serão aquelas que conseguirem acelerar sua curva de aprendizado em AI e formar esses times híbridos o quanto antes”, destacou ele, que possui uma plataforma referência em inovação e inteligência artificial no Brasil, agora integrada ao ecossistema do Ecosistema F Câmara.

A palestra também mergulhou em aplicações práticas da inteligência artificial no universo do desenvolvimento de software, com destaque para o uso de AI para Coding, que já permite a desenvolvedores produzirem códigos de forma mais rápida, precisa e eficiente. Gustavo alertou: “Seu concorrente pode estar utilizando AI para programar melhor e mais rápido do que você. A competição mudou de nível”, expõe.

Outro ponto central da fala foi a importância de criar modelos proprietários de IA, customizados com os dados e a inteligência específica de cada empresa. A partir de modelos base como os da OpenAI, Google ou Anthropic, Gustavo mostrou como é possível treinar soluções únicas, que incorporam o conhecimento e a lógica de negócio da própria organização.

“A soma de times de AI Agents com modelos proprietários é uma das combinações mais poderosas da nova economia digital”, afirmou. A palestra foi finalizada com a citação a um dos grandes nomes do setor, Kikio Jansen, presidente de uma das líderes globais em IA, reforçando a ideia de que, no futuro, “toda empresa terá duas fábricas: a física e a digital, uma fábrica de produtos e uma fábrica de ar”.

Não deixe de ler também:

Cuidado com a saúde mental torna-se estratégica para a produtividade da empresa

04/07/2025

Cuidado com a saúde mental torna-se estratégica para a produtividade da empresa

Especialista analisa cenário econômico brasileiro e global e prevê ajuste fiscal em 2027

27/06/2025

Especialista analisa cenário econômico brasileiro e global e prevê ajuste fiscal em 2027

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão