SAVE THE DATE 19 A 21 de maio de 2026

13/02/2025

Inteligência Artificial no trabalho sem autorização: pode?

Metade dos trabalhadores do conhecimento usa ferramentas pessoais de IA no trabalho, segundo uma pesquisa da Software AG. Muitos recorrem a essas soluções porque suas equipes de TI não oferecem opções adequadas ou preferem escolher suas próprias ferramentas. John (nome fictício), engenheiro de software, prefere o Cursor ao GitHub Copilot oferecido por sua empresa, evitando burocracia sem violar políticas internas. Ele defende mais flexibilidade na escolha dessas ferramentas, alertando que mudanças rápidas no setor tornam contratos longos arriscados.

Restringir o uso da IA será um desafio para as empresas, especialmente entre jovens profissionais. “A IA permite adquirir anos de experiência em segundos”, diz Simon Haighton-Williams, CEO do The Adaptavist Group. A tecnologia não substitui a experiência humana, mas amplia a produtividade. O uso doméstico dessas ferramentas pode influenciar políticas corporativas conforme evoluem.

Raphael Marques, da Tech do Bem, destaca que a IA melhora a organização e produtividade, liberando tempo para outras tarefas. Já Juliana Manara, da ilegra, alerta que a dependência excessiva pode levar à perda de habilidades. Ela recomenda pesquisar bem sobre a ferramenta antes de adotá-la.

FONTES: Portal BBC e Folha de São Paulo – Fevereiro/25

Não deixe de ler também:

Prêmio Nobel de Economia de 2025 trata de inovação; Brasil investe pouco em pesquisas

Prêmio Nobel de Economia de 2025 trata de inovação; Brasil investe pouco em pesquisas

BAIXE O E-BOOK EXPOGESTÃO 2025

E aproveite os principais insights
de gestão, inovação e negócios
compartilhados pelos palestrantes
do congresso.

App ExpoGestão