
Em um tempo marcado por julgamentos instantâneos nas redes sociais, excesso de informação e decisões tomadas sob pressão, Marcelo Tas sobe ao palco da ExpoGestão 2026 com uma proposta direta e necessária: discutir confiança, reputação e responsabilidades do líder quando as regras muitas vezes ainda não estão escritas e a ética deixa de ser um conceito e passa a ser uma bússola essencial para navegar em zonas de incerteza.
Conhecido por traduzir a complexidade do mundo com leveza e contundência, Marcelo Tas vai além do discurso teórico. Ele provoca gestores a refletirem sobre a ética como prática cotidiana de gestão, capaz de blindar a reputação pessoal e da empresa.
Entre as provocações que devem nortear a palestra estão: Como preservar a confiança em tempos de “tribunal da internet”? Como agir quando as regras ainda estão sendo escritas? O que ética tem a ver com reputação e confiança? A ética como bússola, ou como freio? Como agir em zonas de incertezas?
Sobre Marcelo Tas
Comunicador e educador, Marcelo Tas explora as fronteiras da linguagem nas várias mídias onde atua, como o repórter ficcional Ernesto Varela; as séries “Rá-Tim-Bum” (TV Cultura); “CQC” (Band) e o reality “Batalha Makers” (Discovery). Na área da educação, coordenou a criação do Telecurso (Fundação Roberto Marinho/ TV Globo) e games interativos para o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo; e para o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Com cerca de 10 milhões de seguidores, Marcelo Tas é apresentador do programa Provoca, da TV Cultura, associado notável da I2AI (International Association of Artificial Inteligence) e membro do Conselho Consultivo na Fundação Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.


