
Formada em gastronomia pelo Le Cordon Bleu, Morena Leite sobe ao palco da ExpoGestão 2026 com uma proposta que une inspiração empreendedora, liderança e humanidades.
Em sua trajetória, que passou de Cambridge à Paris, ela percebeu o poder da cozinha para decodificar identidades e unir povos. Com a palestra “Receitas de transformação: negócios com propósito”, Morena mostra como a alimentação torna as barreiras permeáveis e apresenta uma forma de transcender propósitos pessoais, trazendo à tona o melhor de cada um.
A chef e empresária é a prova viva de que, com talento, conhecimento e sensibilidade, é possível transformar pessoas e sociedades — uma bandeira que une e inspira cada participante da ExpoGestão.
Sobre Morena Leite
Morena Leite é mãe apaixonada, autora de mais de 10 livros, empresária, chef e sócia do grupo Capim Santo – Restaurantes Capim Santo e Santinho e Instituto Capim Santo.
Ela comanda as três unidades paulistas dos restaurantes Capim Santo – uma marca de referência internacional. Coordena ainda o Buffet Capim Santo e os projetos Capim Santo Escola e Capim Santo Empresa, que atua em instituições como Serasa Experian, Instituto Johnson&Johnson, Hospital Sírio-Libanês e Insper Educação Executiva.
A chef ainda coordena um projeto, em parceria com o Itamaraty, que leva a gastronomia brasileira para as embaixadas do Brasil ao redor do mundo.
No entanto, o sucesso corporativo não a sacia. Inconformada com as desigualdades do Brasil e entendendo a gastronomia como ferramenta de mobilidade social, em 2009 criou o Instituto Capim Santo, um centro de capacitação gastronômico para jovens de escolas públicas.


