
Com o objetivo otimizar a forma como os usuários lidam com a rotina profissional e pessoal, a OpenAI começou a testar o ChatGPT Pulse. Atualmente, essa ferramenta está em fase preliminar e disponível apenas para assinantes do plano Pro.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou recentemente a novidade na rede social X, afirmando que o Pulse é sua função favorita até agora. “Pense na ferramenta como um assistente pessoal supercompetente: às vezes você pede algo que precisa no momento, mas, se compartilhar suas preferências gerais, ele pode agir proativamente em seu benefício.”
Para o executivo, a ferramenta representa um novo momento rumo à inteligência artificial proativa. A IA não apenas responde às perguntas, ela evolui como um assistente personalizado, que pode ajudar profissionais a se organizar, se informar, marcar reuniões e lembrar datas importantes.
Como a nova função do ChatGPT pode ajudar na rotina
O Pulse funciona como uma extensão inteligente do assistente de IA que continua operando mesmo quando o usuário não está ativo para fornecer comandos. Durante a noite, enquanto você dorme, ele analisa informações como interesses pessoais, conversas recentes e dados conectados para gerar, a cada manhã, um resumo personalizado de temas e conteúdos que podem interessar ao usuário. Quanto mais definido for o perfil, mais personalizadas serão as recomendações diárias.
Essas atualizações são apresentadas em forma de cartões temáticos, que podem ser visualizados rapidamente ou abertos para mais detalhes, permitindo começar o dia bem-informado com uma seleção de conteúdos adaptados a cada perfil.
Os usuários têm a opção de vincular aplicativos como Gmail e Google Calendar, o que permite ao Pulse acessar informações adicionais. Graças a essas integrações, que podem ser ativadas ou desativadas nas configurações, o ChatGPT é capaz de sugerir uma agenda para uma reunião ou lembrar uma data importante.
A ideia é integrar o ChatGPT à rotina profissional e pessoal dos usuários como uma ferramenta de consulta e acompanhamento constante, capaz de antecipar necessidades e oferecer conteúdo sem que seja necessário um pedido direto. O sistema também permite oferecer feedback por meio de opções como “gostei” ou “não gostei”, além de gerenciar o histórico de interações.