conexões essenciais 10 a 12 de junho

26/06/2024

Será que estamos aproveitando todo o potencial para crescer?

A ExpoGestão 2024 também foi palco da palestra “Brasil em perspectiva: desafios e oportunidades”, conduzida pelo economista-chefe da Genial Investimentos, José Márcio Camargo. O doutor em Economia pelo Massachsetts Institute of Technology (MIT) fez uma análise da economia do Brasil a partir do cenário interno e externo, apontando desafios, aportunidades e estratégias. Reforçou a importância de os líderes empresariais ter dados precisos, informações de fontes e análise de cenários na hora de tomar decisões.

Ao falar sobre o cenário interno mostrou dois momentos na economia nacional. O primeiro, extremamente positivo, foi a condução de diversas reformas nos últimos 10 anos. Citou como exemplos o Marco do Saneamento, as reformas Trabalhista e Previdenciária, do Ensino Médio, da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). A reforma Trabalhista diminuiu em 30% as demandas na Justiça do Trabalho e aumentou o número de trabalhadores com carteira assinada. A mudança na TJLP (atualmente TLP) provocou crescimento no mercado de capitais. A reforma da Previdência estancou o enorme rombo dos gastos do setor. Com isso, houve um crescimento positivo nos últimos 4 a 5 anos.

Entretanto, explicou o economista, o Brasil vive um problema de curto prazo que precisa ser corrigido urgentemente. O aumento do teto de gastos e a nova fórmula de correção do salário mínimo maior que a inflação passada gera um aumento dos custos do executivo federal, que acaba pressionando o Congresso para aprovar leis para aumentar a arrecadação. Assim a cascata de aumento de receitas com crescimento dos gastos, somada a um déficit público elevado e uma dívida pública alta, provoca uma queda brusca na confiança dos investidores. Além disso, o conflito do executivo com o congresso – gerado especialmente por causa do projeto de desoneração de setores da economia – e com a classe empresarial – quando o governo tentou limitar o uso do PIS e Cofins para abater outros impostos – gera um aumento das incertezas, afastando investidores e desvalorizando o Real. Camargo citou ainda os constantes ataques do presidente do Brasil ao Comitê de Política Monetária (Copom) e a divergência entre os membros indicados pelo atual e pelo governo anterior na penúltima reunião. Esses fatos aumentam ainda mais a desconfiança do mercado na economia nacional.

Então, continuou o palestrante, “o Brasil está perdendo uma excelente oportunidade de crescer acima de outros países”. Citou situações que poderiam ser aproveitadas, como a oportunidade de implantação de novas indústrias no país. “Com a pandemia, o mundo percebeu a necessidade de desconcentrar a produção, diminuindo a dependência da China, por exemplo”, explicou. O Brasil é um país com energia limpa, que não tem conflitos geopolíticos e com disponibilidade de insumos e matéria-prima. Então, o país só não consegue atrair mais investimentos por causa da insegurança política.

O palestrante também traçou um panorama internacional, destacando dois fatores que estão influenciando a economia mundial. As guerras da Rússia com a Ucrânia e no Oriente Médio envolvendo Israel criam um cenário de retração. Além disso, disse Camargo, a economia dos Estados Unidos vive um momento preocupante, com uma dívida alta e taxas de juros elevadas.
Para finalizar, defendeu que a economia brasileira tem boas perspectivas a longo prazo, mas que precisa resolver rápido os problemas internos para, assim, atrair novamente a confiança dos investidores e voltar a crescer.

Não deixe de ler também:

“Conexões Essenciais” é o tema da 23ª ExpoGestão, de 10 a 12 de junho, em Joinville

14/03/2025

“Conexões Essenciais” é o tema da 23ª ExpoGestão, de 10 a 12 de junho, em Joinville

“Redes de relacionamento são mais poderosas que organogramas”, afirma palestrante internacional

14/03/2025

“Redes de relacionamento são mais poderosas que organogramas”, afirma palestrante internacional

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização