Tecnologia é importante, segurança idem, assistência pós-venda é vital… Todos são itens levados em conta pelo consumidor na hora de escolher suas marcas preferidas – e ser fiel a elas. Mas em certos mercados, como o automobilístico, beleza é fundamental. “O design fideliza o cliente.”
Quem faz essa afirmação é alguém que sabe do que está falando: Silvio Pietro Angori, CEO e diretor executivo da Pininfarina, um símbolo do design italiano. “E notem que não sou designer, sou físico, com tendência para o comercial”, frisou o executivo em sua palestra na Expogestão 2019.
Angori define design como a soma de tecnologia com estética e beleza. “Design é a síntese de tecnologia e beleza, é multifacetado e coloca alma no produto”, disse o vencedor do prêmio Eurostars 2018, concedido pela Automotive News Europe – a edição europeia da revista automotiva mais renomada do mundo –, pela excelência na condução de negócios no setor.
Sob sua gestão, a Pininfarina completou uma reestruturação drástica, durante a qual a família que lhe deu nome renunciou ao controle e tomou a decisão estratégica de focar em consultoria de design e engenharia. Bacharel e mestre em Física, Angori já atuou nos setores técnico, comercial e executivo em várias empresas, até chegar à Pininfarina, em 2007.
Criada em 1930, em Turim, a empresa é fruto do sonho de Battista “Pinin” Farina, um visionário que quis envolver as experiências humanas com beleza, transformando objetos cotidianos em obras de arte. Ao longo de seu quase um século de existência, a empresa, originalmente associada ao design automotivo, ampliou sua atuação a uma vasta gama de outras aplicações de design – mobilidade sustentável, segmento industrial, arquitetura e interiores – em todo o mundo.
Mostrando exemplos do estilo Pininfarina, o executivo procurou mostrar por que o design torna o mundo um lugar melhor. “Novas tendências mudam o comportamento, pois cada cliente quer um produto ou serviço personalizado. Por isso, o design é o aspecto mais importante, por exemplo, na indústria automobilística”, afirmou Angori, ilustrando sua palestra com imagens de produtos desenhados pela Pininfarina, dos carros a modernos prédios – como a dupla torre de Balneário Camboriú, mais altos prédios da América do Sul. A lista passa por barcos, abrigos de pontos de ônibus em Orlando, a torre de controle do aeroporto de Istambul e o edifício Cyrela, em São Paulo, ganhador do IF Design Award, prêmio internacional no segmento.
Silvio Angori destacou os valores da Pininfarina, como elegância, pureza e inovação. “Beleza e arte são valores italianos, que vêm desde a arquitetura do Império Romano, passando por Leonardo da Vinci, a quintessência da arte e da tecnologia italianas. E a marca Pininfarina é parte da história do design italiano”, acentuou.
No esforço de fidelizar o consumidor, segundo Angori, a Pininfarina procura moldar os produtos às necessidades dos usuários. “O conteúdo humano é de vital importância naquilo que criamos, tanto que nossas equipes ao redor do mundo contam até com filósofos e psicólogos, para entender a alma das pessoas.” E assim, fideliza os clientes unindo beleza e tecnologia.