
PALESTRANTES


Gustavo Araújo
Novas tecnologias / Transformação / Disrupção IA Agents - Você está pronto para liderá-los?
Horácio Carabelli
Inovação / Alta Performance / Competitividade A busca pela excelência: lições da vela para o mundo corporativo
José Koch
Empreendedorismo / Inspiração empreendedora De Feirantes a Gigantes: O sucesso de uma cultura empreendedora
Leonardo Zipf
Cultura Organizacional / Estratégia / Inovação Empresas feitas para durar
Márcio Boaventura Jr
Liderança / Gestão de Pessoas Liderando diferentes gerações com cultura ágil
Rodrigo Bressan
Saúde mental / Bem-estar / Estilo de Vida Vida Digital x Saúde Mental
Ronen Olshansky
Liderança / Network / Desenvolvimento Pessoal Networking – O Poder das Conexões Humanas
Fernando Ulrich
Economia / Negócios / Tendências / Finanças
Palestra: Economia / Negócios / Tendências / Finanças
Vivemos um momento singular na história do sistema financeiro global, possivelmente o mais importante das últimas décadas, e que poderá ser um período de transição que ecoará por décadas. Muitos movimentos e decisões que presenciamos agora poderão moldar a economia mundial, e o futuro se desenha com uma mistura de incertezas e oportunidades.
A imposição de tarifas comerciais pelos Estados Unidos pode ser apenas a ponta de um iceberg de novas mudanças nas regras do jogo. As tensões comerciais são reflexo de um descontentamento mais profundo com a ordem econômica vigente e podem sinalizar um redesenho da arquitetura monetária global.
A pandemia acelerou a reestruturação do sistema de comércio global e as cadeias de suprimentos. A globalização está sendo questionada, há tensões geopolíticas e os desequilíbrios econômicos podem desencadear uma reconfiguração profunda da economia global, com consequências imprevisíveis.
- Quais os movimentos de realinhamento do sistema econômico global?
- Como as relações de poder estão se deslocando?
- Qual será a nova dinâmica produtiva global?
- A hegemonia do dólar está sendo desafiada?
- A ascensão das moedas digitais e a necessidade de cooperação internacional indicam que o sistema monetário global passará por um rearranjo?
- Estamos à beira de um reset econômico global?
- Como se proteger financeiramente dos impactos?
Para abordar estes temas, estará conosco na ExpoGestão o empresário, mestre em economia, autor e produtor de conteúdos digitais ligados a economia, finanças e novas tecnologias Fernando Ulrich.
Fernando Ulrich é sócio da Liberta Investimentos, com mais de 22 anos de experiência com finanças corporativas e investimentos. É mestre em Economia pela Escola Austríaca pela URJC-Madrid e graduado em administração pela PUC-RS. Tem passagens pelos grupos XP Inc, ThyssenKrupp e Banco Indusval & Partners. Ex-conselheiro da Casa da Moeda do Brasil e conselheiro do Instituto Mises Brasil. É autor do livro “Bitcoin – a moeda na era digital”, a primeira obra em português sobre o tema. Mantém um canal no YouTube com mais de 700 mil inscritos e 4 milhões de visualizações mensais, onde trata semanalmente de assuntos sobre economia, mercados e investimentos.

Gustavo Araújo
Novas tecnologias / Transformação / Disrupção
Palestra: Novas tecnologias / Transformação / Disrupção
A inteligência artificial atingiu um novo patamar de evolução e adoção em 2025, impulsionada pelo avanço dos AI Agents – sistemas inteligentes que não apenas automatizam tarefas, mas tomam decisões, interagem com clientes e otimizam operações em tempo real. Estamos vivendo a transição da IA como ferramenta para a IA como colaboradora estratégica, redefinindo modelos de negócios, gestão de times e formas de trabalho.
As empresas que souberem orquestrar e liderar times híbridos de humanos e AI Agents terão uma vantagem competitiva significativa. Mas essa nova era também traz desafios:
- Como estruturar times que combinam IA e pessoas?
- Quais habilidades e papéis emergirão nesse novo cenário?
- Como garantir eficiência sem comprometer segurança e governança?
- Como medir o impacto real dos AI Agents nos resultados do negócio?
- Quais os desafios da infraestrutura e do capital humano para essa nova era?
Para responder a essas perguntas e compartilhar insights sobre como preparar líderes e organizações para essa revolução, Gustavo Araújo, cofundador e CIO do Distrito, a maior plataforma de inovação e inteligência artificial do Brasil, sobe ao palco da ExpoGestão. Ele trará cases reais, tendências e frameworks para que empresas possam aproveitar ao máximo o potencial dos AI Agents e liderar essa transformação com sucesso.
O futuro já chegou e ele é híbrido de humanos e AI Agents. Sua empresa está pronta para liderá-lo?
Gustavo Araújo é cofundador e CIO do Distrito, plataforma líder em inteligência artificial e inovação no Brasil, considerada também um dos maiores ecossistema de IA e startups do país. É conselheiro de Inovação e Tecnologia, tendo ocupado cadeiras em empresas como Embracon, Banco Neon e Lojas Marisa. Antes do Distrito, fez carreira executiva em empresas como Microsoft, Sony e Whirlpool.

Horácio Carabelli
Inovação / Alta Performance / Competitividade
Palestra: Inovação / Alta Performance / Competitividade
O que a vela de alta performance tem a ver com o mundo dos negócios?
A vela de alta performance é um ambiente dinâmico e competitivo, comparável à Fórmula 1 dos oceanos. Esse universo exige inovação constante em design, engenharia avançada, tecnologia de ponta e materiais de última geração, sempre em busca de vantagem competitiva e alta eficiência. Além disso, demanda investimentos em pesquisa, sustentabilidade, análise de dados e uma gestão altamente sincronizada.
A competição no mais alto nível atrai as melhores equipes do mundo, tornando a busca pela excelência e a superação de desafios grandes fontes de inspiração para o universo corporativo. Estratégia, liderança, resiliência, gestão de riscos e trabalho em equipe são pilares essenciais tanto no esporte quanto nos negócios.
Outra relevante inspiração para o universo corporativo é que na competição não há espaço para atrasos. A regata tem uma data e isso não muda. Portanto, não existe atraso na obra. E lidar com prazos é um dos exercícios mais desafiadores no mundo dos negócios.
Para revelar os bastidores desse mundo e seus aprendizados para o ambiente empresarial, a ExpoGestão traz uma palestra com Horácio Carabelli, velejador, engenheiro e coordenador da equipe de engenharia e construção do time Luna Rossa Prada Pirelli. Sua expertise impulsiona a inovação, o desenvolvimento estratégico e o alto desempenho da equipe.
Luna Rossa Prada Pirelli Team é uma das principais equipes da vela de alta performance e referência na America’s Cup, a competição mais prestigiada do esporte.
Horácio Carabelli iniciou na vela competitiva aos oito anos, na classe Optimist. Em 1980 foi parte da primeira equipe a representar o país no campeonato mundial. Posteriormente, na classe Snipe conquistou duas medalhas de ouro em campeonatos mundiais júnior, uma medalha de ouro sul-americana e uma medalha de bronze no mundial master. Também representou o Uruguai nos Jogos Olímpicos de 1988, em Seul.
Competiu em três edições da Volvo Ocean Race, alcançando o 3º lugar com o Brasil 1 e vencendo a edição 2008/2009 com o Ericsson 4, quebrando o recorde mundial de distância percorrida em 24 horas por um monocasco, registrado no Guinness Book 2010. Em 2011/2012, integrou a equipe Telefónica, sendo essencial para tornar Itajaí uma parada oficial da regata.
Com cinco participações consecutivas na America’s Cup e a caminho da sexta, foi coordenador de design do Luna Rossa Prada Pirelli, vencendo a Prada Cup 2021. Como engenheiro, projetou embarcações de alto desempenho, incluindo Multimar 32, ILC 25, Neo 25 e Carabelli 30 (C30).
Atualmente, é coordenador de design e construção do Luna Rossa Prada Pirelli e diretor esportivo da equipe brasileira Mubadala Brasil SailGP, consolidando-se no cenário da vela de alta performance.

José Koch
Empreendedorismo / Inspiração empreendedora
Palestra: Empreendedorismo / Inspiração empreendedora
Você sabia que os irmãos que criaram o maior grupo supermercadista de Santa Catarina têm sua origem como feirantes?
Para contar os detalhes desta história, que é uma grande inspiração empreendedora, subirá ao palco principal da ExpoGestão 2025 o empresário José Koch. Ele compartilhará sua fascinante jornada, repleta de desafios e aprendizados que moldaram o sucesso do grupo.
- Mas qual foi o insight para a visão que resultou no empreendimento?
- Quais foram os maiores obstáculos que a família enfrentou?
- Como transformar dificuldades em oportunidades e construir uma marca reconhecida e um negócio de sucesso?
Na apresentação, Koch revelará não apenas o sonho, mas também a consciência de que o passo para a família avançar de feirantes a supermercadistas era muito grande – proporcional à coragem e ousadia que demandava a empreitada.
Vamos entender como funciona a mente empreendedora de sucesso e que lições podem nos ajudar em tomadas de decisão. Vamos entender a importância da resiliência e do aprendizado contínuo. Planejamento, estratégia, adaptação, inovação e valorização das pessoas também estarão presentes nesta apresentação.
Conheça os primeiros passos no comércio, as dificuldades enfrentadas na gestão, os estudos e pesquisas para a formatação do modelo escalável de atacarejo, as estratégias desenvolvidas para a conquista de um crescimento com solidez e – acima de tudo – absorva lições de vida que certamente podem inspirar o desenvolvimento da sua empresa.
José Koch é cofundador e CEO do Grupo Koch, a maior rede supermercadista de Santa Catarina e a 10ª do país. Com as bandeiras Komprão Atacadista e Super Koch, a empresa está presente em 39 cidades do Estado, com mais de 80 lojas. Formado em Administração de Empresas pela Univali, possui pós-graduação em Gestão Global e Finanças Internacionais pelo ISCTE Executive Education, MBA em Gestão de Supermercados pela FGV e formação como CEO FGV Internacional. Atua como vice-presidente executivo da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira dos Atacadistas e Autosserviço (ABAAS). Junto com os irmãos, lançou em 2024, quando a empresa completou 30 anos, livro que conta a trajetória da família e da organização empresarial.

Leonardo Zipf
Cultura Organizacional / Estratégia / Inovação
Palestra: Cultura Organizacional / Estratégia / Inovação
A Duas Rodas é uma empresa brasileira com 100 anos de história, especializada na produção de aromas, extratos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas. Sua trajetória é marcada por inovação, crescimento, presença global e liderança no mercado latino-americano.
Empresas que perduram ao longo de décadas, e com sucesso, possuem características e qualidades que as distinguem das demais, destacam-se por serem visionárias. E com a visão de longo prazo, priorizam crescimento contínuo ao invés de lucros imediatos, mantêm uma cultura forte, têm grande capacidade de adaptação a novos cenários e incentivam a experimentação e a inovação.
Santa Catarina se orgulha de contar com empresas sólidas, resilientes, exemplares e líderes em seus setores. E a ExpoGestão 2025 terá o privilégio de receber Leonardo Zipf, presidente do Conselho de Administração da Duas Rodas, que compartilhará ensinamentos e aprendizados sobre a cultura da empresa.
Leonardo abordará temas como cultura organizacional, boas práticas de liderança, governança, gestão, visões sobre estratégia, cultura de inovação e adaptação. Será uma oportunidade especial para inspirar outros líderes e empreendedores a construírem negócios duradouros e de sucesso.
Leonardo Zipf ingressou na Duas Rodas em 1989, na área comercial, como supervisor de vendas. Posteriormente, ocupou os cargos de gerente e diretor comercial até assumir a presidência-executiva da empresa. Durante sua gestão, impulsionou a governança corporativa e a internacionalização da companhia, fortalecendo sua presença global. Liderou o processo de sucessão para a executiva Rosemeri Francener e, atualmente, atua como presidente do Conselho de Administração.Com especializações em gestão e marketing no Brasil e no exterior, Zipf construiu uma trajetória sólida no setor empresarial, integrando os conselhos de administração de empresas como Dudalina, Tigre, Sênior, Karsten e Embraed. Em reconhecimento à sua contribuição para a indústria, recebeu a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina (FIESC) em 2019 e, em 2024, a Ordem do Mérito Industrial CNI, a maior honraria concedida pela indústria brasileira a personalidades e instituições que impulsionam seu desenvolvimento.

Márcio Boaventura Jr
Liderança / Gestão de Pessoas
Palestra: Liderança / Gestão de Pessoas
A cultura ágil, que se originou no mundo da tecnologia, hoje tornou-se essencial para as empresas manterem-se competitivas. E o papel da liderança não pode ser mais o mesmo dos modelos tradicionais. Outro fenômeno com o qual as lideranças precisam estar preparadas para gerenciar é a existência de diferentes gerações no ambiente corporativo.
Esta abordagem muito atual e instigante será apresentada pelo especialista, pesquisador, PhD, professor associado da FDC em Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional, Márcio Boaventura Jr.
- Como integrar diferentes estilos de trabalho e expectativas geracionais?
- Como cultivar um ambiente resistente a mudanças e também inovador?
- O que a liderança precisa conhecer sobre vínculo social nas organizações?
- Como incentivar inovação e experimentação em gerações diversas?
- De que forma a liderança pode promover a cultura ágil respeitando diferentes gerações?
Nesta palestra, teremos acesso a insights valiosos sobre como liderar em tempos de incerteza, promovendo a colaboração intergeracional e a inovação contínua. Vamos refletir juntos sobre estratégias essenciais para construir uma equipe de alta performance e entender um pouco mais sobre as diferentes gerações no ambiente corporativo.
Márcio Boaventura Jr atua como professor associado da Fundação Dom Cabral desde 2013, na área de Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional.
É PHD em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Pesquisa: Psicologia, Psicanálise e Educação. É graduado em Psicologia e Pedagogia e especializado em Gestão de Pessoas, Liderança, Cultura Organizacional e Psicanálise do Vínculo Social. Atua em treinamentos e consultorias em grandes organizações empresariais.

Rodrigo Bressan
Saúde mental / Bem-estar / Estilo de Vida
Palestra: Saúde mental / Bem-estar / Estilo de Vida
Você já parou para se perguntar como o seu estilo de vida em relação ao universo digital pode estar impactando seu estado emocional, sua saúde e sua performance?
Numa Era em que já não é mais possível imaginar nossa rotina distante das telas, a ExpoGestão convidou o renomado médico psiquiatra Rodrigo Bressan para nos ajudar a entender e descobrir como conciliar a necessidade de estarmos conectados ao ambiente virtual preservando a saúde mental e o bem-estar.
- Estamos vivendo uma pandemia de problemas de saúde mental?
- Quais os impactos da hiperconexão no seu cérebro e na sua saúde?
- Alta performance e liderança são compatíveis com saúde mental?
- Como eu sei se estou com um problema de saúde mental?
- Check-up da sua saúde mental é um novo paradigma?
- Brainrot, burnout, doomscroling, o que está acontecendo?
- Como a tecnologia pode ajudar a nossa saúde mental?
A exposição do médico psiquiatra e neurocientista Rodrigo Bressan, especialista no assunto, trará luz a um tema extremamente relevante no estilo de vida de cada um, trará subsídios para você criar estratégias que auxiliarão a usufruir dos benefícios da tecnologia de forma saudável e equilibrada e prevenir problemas de saúde mental.
Venha se inspirar e aprender a cultivar uma convivência virtual que preserve a sua saúde mental e o seu bem-estar
Rodrigo Bressan é psiquiatra, neurocientista, PhD e professor visitante do King’s College London, professor livre-docente da UNIFESP. É pesquisador 1-A do CNPq, autor de mais de 400 artigos científicos internacionais e vários livros. É presidente da ONG Instituto Ame Sua Mente que trabalha com redução de estigma e educação em saúde mental em escolas públicas. Por esse trabalho recebeu a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados. É cofundador da startup Mindcheck, que desenvolve novas tecnologias para check-up em saúde mental.

Ronen Olshansky
Liderança / Network / Desenvolvimento Pessoal
Palestra: Liderança / Network / Desenvolvimento Pessoal
Vivemos um estranho paradoxo: podemos nos conectar com qualquer pessoa no mundo inteiro com apenas um clique, mas estamos mais isolados do que nunca.
Neste contexto, as pessoas saem menos, constroem menos comunidades e redes. Ao mesmo tempo, a inteligência artificial está transformando os negócios e eliminando empregos – tornando as habilidades humanas ainda mais valiosas e um diferencial competitivo no mercado atual.
Precisamos dar valor ao valor dos relacionamentos, um dos principais pilares de desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Desenvolver relacionamentos ricos e profundos ao nosso redor é crucial. Independente da área de atividade pessoal ou profissional, o networking é um impulsionador do sucesso nos negócios e da nossa satisfação na vida.
No ambiente corporativo, as redes de relacionamento são mais poderosas que os organogramas – e os indivíduos podem desenvolver a capacidade de construir conexões humanas, comunicar e gerar confiança.
- Mas o que é necessário para construir relacionamentos?
- E por que isso é tão importante em sua vida pessoal e profissional?
- Extrovertidos são melhores e introvertidos piores em networking?
- Como construir relacionamentos profissionais fortes e autênticos?
- Como usar IA para melhorar minhas habilidades de networking?
- Como desenvolver a capacidade de criar conexões humanas, comunicar e gerar confiança?
Para nos ajudar a entender essas mentalidades, estratégias e práticas que podem ser aprendidas, a ExpoGestão 2025 traz o palestrante internacional Ronen Olshansky, especialista em networking apaixonado por uma coisa acima de tudo: ajudar as pessoas a se conectarem mais profundamente em um mundo que está cada vez mais complexo e acelerado.