PALESTRANTE

Gustavo Donato

Gustavo Donato

Vice-presidente e professor da FDC, conselheiro e executivo com especialidade em tecnologia e foresight estratégico

Estratégia - Futuro - Inovação - Tecnologia - Tendências

Palestra: Foresight estratégico: da reação à antecipação e competitividade

Dia 20/06 - 17h10 às 18h10

Temos observado, nas duas últimas décadas, uma aceleração sem precedentes nas transformações do ambiente de negócios, tendo como pano de fundo tecnologias disruptivas, mudanças nos valores e anseios sociais. São muitas incertezas, e muitas vezes isto pode paralisar as organizações.

Neste ambiente complexo e de competitividade global cada vez mais acirrada, a capacidade de vislumbrar contextos futuros é um diferencial mais que relevante: é fundamental! É deixar de apenas reagir a rupturas e passar a orquestrar a sua evolução, o seu amanhã!

Não se trata de bola de cristal ou profecia. A solução é técnica, tem método, é um exercício intelectual que se torna uma competência crítica para gerir ativos e mitigar riscos em contexto de estratégia ambidestra, que cuide do resultado do presente, ao mesmo tempo pavimentando o protagonismo futuro.  

Para falar sobre este tema, na prática e com muita experiência de aplicação, a ExpoGestão trará Gustavo Donato, que defende que o foresight estratégico é uma ferramenta essencial para líderes anteciparem cenários, explorarem novos mercados e tomarem decisões mais intencionais e assertivas.

O foresight estratégico requer a reconfiguração das “lentes” da organização e suas lideranças para sistematicamente identificar, observar e interpretar mega e macrotendências emergentes, assim como sinais de futuro, especialmente aqueles não usualmente detectados pelos “sensores” usuais ou pela lógica de busca estabelecida nas organizações.

A incerteza é uma constante, e como enxergar além desta névoa?

Quais são os “sensores” que você utiliza para identificar tendências emergentes?

Em que medida a tecnologia e a inteligência artificial contribuem com o foresight estratégico?

Sua estratégia é baseada na continuidade do passado, ou na antecipação de tendências e rupturas? 

Com reflexões provocadas nesta palestra, teremos uma grande oportunidade de aprender a arte de antecipar e inovar. O futuro pode ser incerto, mas com o foresight estratégico ele pode definitivamente ser nosso!

Gustavo Donato é vice-presidente e professor da Fundação Dom Cabral (FDC), conselheiro e executivo C-level com 20 anos de experiência em tecnologia, inovação e foresight estratégico, atuando no desenvolvimento de estratégias e negócios de alto impacto.
É graduado em engenharia mecânica pela FEI, tem MBA pela FGV-EAESP e doutorado em engenharia pela POLI-USP, com formação executiva pelo MIT, em Futures Studies pelo Copenhagen Institute for Futures Studies e em I.A. por Cambridge.
Atua em conselhos e comitês nacionais e internacionais e liderou mais de 80 projetos de estratégia, inovação e PD&I com empresas, governos e startups. Também é palestrante e autor de mais de 140 publicações e patentes, além de orientador de dezenas de pesquisas acadêmicas.