
Roberto Aylmer
Liderança - Lucidez executiva - Saúde Mental - Segurança psicológica
Palestra: Gestão da confiança: competência crítica da liderança
Dia 19/06 - 18h15 às 19h25
O cenário corporativo impõe às lideranças executivas uma carga de complexidade sem precedentes, onde a pressão por resultados exponenciais se choca com uma epidemia silenciosa de esgotamento e toxicidade.
Diante das exigências de governança e dos riscos atuais, as empresas enfrentam o desafio de transformar ambientes de alta performance em espaços de segurança psicológica.
Gerenciar a saúde mental e promover o estado de “Safe Inside” tornou-se a competência crítica da década: sem a lucidez do líder e sua capacidade de autogestão e autorresponsabilidade, as organizações perdem seu ativo mais valioso — a capacidade de decidir com clareza sob pressão.
Para auxiliar as lideranças nessa jornada, a ExpoGestão 2026 contará com a expertise de Roberto Aylmer, médico psiquiatra e consultor empresarial reconhecido internacionalmente pela sua capacidade de traduzir a neurociência e o comportamento humano para a realidade das organizações.
Nesta palestra, Aylmer lembra que a pressão é parte do cenário do executivo, mas que a capacidade de gerenciá-la é limitada. Quando volume e complexidade superam essa capacidade, surgem sintomas que, progressivamente, comprometem lucidez, desempenho e saúde.
A pandemia intensificou esse quadro ao ampliar a complexidade da vida executiva e trazer a saúde mental das equipes para o centro das decisões de liderança. Emoções não são biodegradáveis.
Gerenciar a saúde mental — ou a lucidez, como propõe Aylmer — depende da capacidade de mover o pêndulo da cultura corporativa do medo para a confiança. Essa é a competência crítica da década. Sem lucidez, autogestão e autorresponsabilidade, líderes e organizações perdem seu ativo mais valioso: decidir com clareza sob pressão.
Afinal, o que aconteceria com a equipe, o trabalho e a empresa se a liderança perder a lucidez?