Novas tecnologias, novos mercados, diferentes formas de trabalho e o avanço na vacinação são responsáveis pelo novo momento econômico em que vivemos. Com o objetivo de oferecer informações de valor sobre os cenários do mercado de trabalho na América Latina em 2022, o PageGroup apresentou o estudo “Perspectivas para o Mercado de Trabalho 2022”, com conteúdos elaborados que convergem, possibilitando dados valiosos para tomada de decisões e operações em nível nacional e regional.
O documento apresenta as tendências da América Latina para oferecer um panorama do que está por vir, como, por exemplo, quais serão as habilidades prioritárias para posições de liderança, o impulso necessário para o compromisso e motivação de seus colaboradores após quase dois anos de teletrabalho e o aprofundamento de setores emergentes.
O PageGroup ouviu quase 3 mil colaboradores de diferentes empresas e setores sobre as principais tendências dos talentos latino-americanos. Os dados foram coletados entre os meses de setembro e outubro de 2021 e as respostas foram fornecidas principalmente por executivos de organizações de capital privado e misto da Argentina, Brasil Chile, Colômbia, México, Panamá e Peru.
Confira a seguir o recorte de alguns pontos do estudo que pode ser consultado na íntegra CLICANDO AQUI.
Talentos querem ouvir oportunidades
53,3% estão abertos a receber ofertas
41,3% responderam que os benefícios atrativos, combinados com remuneração competitiva, é a principal estratégia que as empresas implementam para reter talentos
40,3% consideram as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento
22,7% valorizam contratos de trabalho flexíveis
Estratégias de Retenção de Talentos
Remuneração competitiva
Oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento
Contratos de trabalho flexíveis
Tendências para o mercado emergente latino-americano
Setor de tecnologia é considerado o foco que os mercados emergentes terão em 2022
Quase 30% das organizações na América Latina mantêm ligações e/ou associações com startups
A implementação de Inteligência Artificial ou Machine Learning ainda não é a regra em todos os países estudados
Todas as empresas que as utilizam atualmente o fazem para automatizar processos (80,7%), incluir o uso de assistentes virtuais ou chatbots (43,3%) e facilitar o processamento de big data (42,2%).
Tecnologia e Saúde: as engrenagens da economia atual
Perfis de tecnologia mais demandados em 2022:
Business Intelligence – 54.2%
Segurança cibernética – 49.7%
Big data - 44.4%
A tendência que dominará o setor de saúde em relação a recursos humanos será a contratação de novas pessoas por potencial e competências para além da mobilidade de talentos internos e formação.
Perfis profissionais da área de saúde
Análise de dados – 37%
Inteligência artificial – 38,7%
Biotecnologia – 38,4%
Cinco competências pessoais mais buscadas
Capacidade de adaptação
Pensamento criativo
Trabalho em equipe
Inteligência emocional
Resiliência
O modelo híbrido no novo normal
Menos de 20% dos participantes continuam a trabalhar exclusivamente em casa
37,5% voltaram ao modelo presencial
44,3% estão trabalhando na modalidade híbrida ou mista
Desafios do modelo híbrido
Comunicar de forma assertiva e em equipes de trabalho
Reorganizar processos
Manter a cultura empresarial
Nômades digitais
Quase todos os entrevistados trabalharam durante viagem pelo menos uma vez
Mais da metade considera que essa prática raramente reduz a produtividade dos funcionários.
44% das organizações têm pessoas trabalhando em um país diferente de sua matriz
Os três setores mais preparados
Bancário / Financeiro / Crédito / Seguros
Marketing
Tecnologia / Negócios Digitais / Aplicativos Móveis
Benefícios do emprego em 2022
Atualização ou aumento salarial periódico
Bônus
Política de home office ou horário flexível
Conclusões
A contingência de saúde gerou reflexão sobre as prioridades que devem ser levadas em conta para garantir o bom funcionamento das empresas, bem como para manter o bem-estar dos colaboradores;
Reflexão sobre igualdade para licenças maternidade e paternidade;
As empresas perceberam que os ambientes virtuais permitem práticas mais inclusivas;
O compromisso das organizações com iniciativas ecológicas é cada vez maior e mais visível na América Latina;
O foco da liderança para 2022 é impulsionar o engajamento e a motivação dos colaboradores, seguido por maior transparência e maior comunicação;
O foco na saúde e segurança dos funcionários é uma das três principais prioridades das empresas hoje, acima da geração de receita.