Pesquisa mostra 20 tendências para o futuro do trabalho no Brasil e no mundo
O ManpowerGroup Brasil e O Futuro das Coisas produziram, a partir de pesquisas e de curadorias, como eles mesmos definem, um conteúdo plural e potente para o futuro do trabalho e das pessoas. A cocriação de “Futuro do Trabalho: 20 tendências para você e sua empresa navegarem” foi motivada pelas transformações digitais ocorridas nos últimos meses, aceleradas pela pandemia. As organizações precisaram rever rapidamente seus papeis e criar novas formas de atuar, evoluir e prosperar.
De acordo com o estudo, essas tendências nortearão o futuro do trabalho no Brasil e no mundo. “O papel das organizações e das pessoas que fazem parte delas está interligado com questões que extrapolam as linhas profissionais. Impactam estruturas sociais, mudanças políticas, como nos relacionamos com o meio ambiente e como afetamos outros indivíduos – estejam perto ou longe de nós”, justificam os autores do trabalho.
A pesquisa está dividida em cinco tendências. Confira a seguir:
Tendências Demográficas
#1 Envelhecimento populacional
A projeção da Organização das Nações Unidas (ONU) é que, em 2050, a proporção de pessoas com mais de 60 anos seja de uma para quatro pessoas.
No Brasil, a população acima dos 60 anos de idade triplicou nos últimos 50 anos.
#2 Ascensão Feminina
São elas que, mesmo empregadas, dedicam 8 horas a mais que os homens aos afazeres domésticos ou ao cuidado de pessoas. Estudam mais – 8,1 anos contra 7,6 dos homens – e têm renda 41,5% menor, segundo dados da ONU.
#3 Diversidade, Equidade e Inclusão
Vivemos em um mundo diverso culturalmente, etnicamente, socialmente. Cada ser humano é único e, portanto, a multiplicidade é inerente à nossa existência.
#4 Encontro de Gerações no Ambiente de Trabalho
Temos quatro gerações compartilhando o mercado de trabalho, e não é necessário aceitar 100% do que pensa e faz cada geração, mas é essencial daqui pra frente permear as relações com um olhar mais empático e de colaboração mútua.
Tendências de Ascensão das Escolhas Individuais
#5 Mais Flexibilidade, Autonomia e Escolha para os Indivíduos
Novos comportamentos emergem, como a busca por mais liberdade e por maior flexibilidade nas relações de trabalho.
#6 Saúde Mental tão Importante quanto a Física
Até 2030, a OMS projeta que a depressão será a principal causa de invalidez, ultrapassando problemas como doenças cardíacas e neurovasculares.
#7 Mais Ética e Transparência
No Brasil, a pesquisa da Accenture Strategy, “Global Consumer Pulse”, aponta que 83% das pessoas dão preferência para comprar de marcas que estão alinhadas aos seus valores de vida.
#8 Aprendizagem Intencional
A escola e a formação deixam de serem delimitadas por um espaço ou por um período de tempo, abrindo caminho para um ciclo de aprendizado contínuo, fluido e o mais importante: intencional.
Tendências de novas Configurações do Trabalho
#9 Escassez de Talentos
De acordo com a pesquisa “Escassez de Talentos 2020”, do ManpowerGroup, 54% das organizações de todo o mundo sentem o impacto da falta de trabalhadores com as qualificações desejadas.
#10 A Aceleração das Estratégias e Gestão de Talentos
Cada vez mais, as empresas estão dependentes de trabalhadores externos, que realizam parte considerável das atividades e têm participação substancial nos resultados.
#11 Eliminando Silos
Colaboração: esta palavra ainda deverá ser muito aplicada no mundo do trabalho. Mundo no qual o trabalho aparece cada vez mais cooperado, horizontalizado, em rede e de forma plural.
Revolução Tecnológica
#12 A Evolução da Colaboração Humano-Máquina
A automação foi acelerada durante a pandemia. Segundo a pesquisa “Reboot da Revolução das Competências”, do ManpowerGroup, as empresas estão intensificando sua digitalização: 38% no global e 42% no Brasil.
#13 Toda Empresa deve ser uma Empresa de Tecnologia
A tecnologia vem transformando radicalmente o modo como trabalhamos, consumimos, nos relacionamos e vivemos.
#14 Tecnologia em prol da Gestão do Novo Bem-Estar
A preocupação com o bem-estar vem ganhando mais espaço em nossas vidas, e as soluções para contribuir com essa jornada estão se tornando cada vez mais mensuráveis, rastreáveis, personalizáveis e digitais.
#15 Mundo Híbrido e a Onipresença Digital
A inserção das tecnologias em nossa rotina é inegável e inarredável, mas, ao contrário do que se imaginou um dia, o mundo virtual não acabará com o valor e o espaço do mundo físico.
Os Novos Papéis das Empresas
#16 Da Neutralidade para o Posicionamento: Organizações Precisam se Posicionar sobre Questões Sociais
Novos valores emergentes, mais coletivos e pautados na igualdade social e racial, além da responsabilidade climática, estão sendo cada vez mais os motores para provocar mudanças na postura das empresas, que serão cobradas por suas ações – e também pela falta delas.
#17 Toda Empresa deve ser uma Empresa de Saúde
Com o avanço da Covid-19 e a noção de que não retornaremos ao que éramos antes, muitas empresas, então, estão colocando a saúde no topo de suas agendas.
#18 Catalisando o Desenvolvimento Humano
Cerca de 40% das habilidades do trabalhador médio precisarão ser atualizadas para atender às demandas dos futuros mercados de trabalho.
#19 A Nova Contabilidade das Empresas
Se antes a lógica do livre mercado ditava as regras e guiava as organizações em torno da maximização do lucro, parece que novos players estão entrando em cena para mudar o rumo das coisas.
#20 A Liderança do Futuro
A liderança do futuro é uma liderança mais humana, combinada com o mindset digital e a coragem em assumir riscos calculados em um contexto incerto e complexo.
Clique aqui para acessar o estudo completo.