Voltar 8 de Julho de 2021
  • Inovação e Tendências

  • ExpoGestão min

Pesquisa mostra 20 tendências para o futuro do trabalho no Brasil e no mundo

O ManpowerGroup Brasil e O Futuro das Coisas produziram, a partir de pesquisas e de curadorias, como eles mesmos definem, um conteúdo plural e potente para o futuro do trabalho e das pessoas. A cocriação de “Futuro do Trabalho: 20 tendências para você e sua empresa navegarem” foi motivada pelas transformações digitais ocorridas nos últimos meses, aceleradas pela pandemia. As organizações precisaram rever rapidamente seus papeis e criar novas formas de atuar, evoluir e prosperar. 

De acordo com o estudo, essas tendências nortearão o futuro do trabalho no Brasil e no mundo. “O papel das organizações e das pessoas que fazem parte delas está interligado com questões que extrapolam as linhas profissionais. Impactam estruturas sociais, mudanças políticas, como nos relacionamos com o meio ambiente e como afetamos outros indivíduos – estejam perto ou longe de nós”, justificam os autores do trabalho.

A pesquisa está dividida em cinco tendências. Confira a seguir:

Tendências Demográficas

#1 Envelhecimento populacional

A projeção da Organização das Nações Unidas (ONU) é que, em 2050, a proporção de pessoas com mais de 60 anos seja de uma para quatro pessoas.

No Brasil, a população acima dos 60 anos de idade triplicou nos últimos 50 anos.

#2 Ascensão Feminina

São elas que, mesmo empregadas, dedicam 8 horas a mais que os homens aos afazeres domésticos ou ao cuidado de pessoas. Estudam mais – 8,1 anos contra 7,6 dos homens – e têm renda 41,5% menor, segundo dados da ONU.

#3 Diversidade, Equidade e Inclusão

Vivemos em um mundo diverso culturalmente, etnicamente, socialmente. Cada ser humano é único e, portanto, a multiplicidade é inerente à nossa existência.

#4 Encontro de Gerações no Ambiente de Trabalho

Temos quatro gerações compartilhando o mercado de trabalho, e não é necessário aceitar 100% do que pensa e faz cada geração, mas é essencial daqui pra frente permear as relações com um olhar mais empático e de colaboração mútua.

Tendências de Ascensão das Escolhas Individuais

#5 Mais Flexibilidade, Autonomia e Escolha para os Indivíduos

Novos comportamentos emergem, como a busca por mais liberdade e por maior flexibilidade nas relações de trabalho.

#6 Saúde Mental tão Importante quanto a Física

Até 2030, a OMS projeta que a depressão será a principal causa de invalidez, ultrapassando problemas como doenças cardíacas e neurovasculares.

#7 Mais Ética e Transparência

No Brasil, a pesquisa da Accenture Strategy, “Global Consumer Pulse”, aponta que 83% das pessoas dão preferência para comprar de marcas que estão alinhadas aos seus valores de vida.

#8 Aprendizagem Intencional

A escola e a formação deixam de serem delimitadas por um espaço ou por um período de tempo, abrindo caminho para um ciclo de aprendizado contínuo, fluido e o mais importante: intencional.

Tendências de novas Configurações do Trabalho

#9 Escassez de Talentos

De acordo com a pesquisa “Escassez de Talentos 2020”, do ManpowerGroup, 54% das organizações de todo o mundo sentem o impacto da falta de trabalhadores com as qualificações desejadas.

#10 A Aceleração das Estratégias e Gestão de Talentos

Cada vez mais, as empresas estão dependentes de trabalhadores externos, que realizam parte considerável das atividades e têm participação substancial nos resultados.

#11 Eliminando Silos

Colaboração: esta palavra ainda deverá ser muito aplicada no mundo do trabalho. Mundo no qual o trabalho aparece cada vez mais cooperado, horizontalizado, em rede e de forma plural.

Revolução Tecnológica

#12 A Evolução da Colaboração Humano-Máquina

A automação foi acelerada durante a pandemia. Segundo a pesquisa “Reboot da Revolução das Competências”, do ManpowerGroup, as empresas estão intensificando sua digitalização: 38% no global e 42% no Brasil.

#13 Toda Empresa deve ser uma Empresa de Tecnologia

A tecnologia vem transformando radicalmente o modo como trabalhamos, consumimos, nos relacionamos e vivemos.

#14 Tecnologia em prol da Gestão do Novo Bem-Estar

A preocupação com o bem-estar vem ganhando mais espaço em nossas vidas, e as soluções para contribuir com essa jornada estão se tornando cada vez mais mensuráveis, rastreáveis, personalizáveis e digitais.

#15 Mundo Híbrido e a Onipresença Digital

A inserção das tecnologias em nossa rotina é inegável e inarredável, mas, ao contrário do que se imaginou um dia, o mundo virtual não acabará com o valor e o espaço do mundo físico.

Os Novos Papéis das Empresas

#16 Da Neutralidade para o Posicionamento: Organizações Precisam se Posicionar sobre Questões Sociais

Novos valores emergentes, mais coletivos e pautados na igualdade social e racial, além da responsabilidade climática, estão sendo cada vez mais os motores para provocar mudanças na postura das empresas, que serão cobradas por suas ações – e também pela falta delas.

#17 Toda Empresa deve ser uma Empresa de Saúde

Com o avanço da Covid-19 e a noção de que não retornaremos ao que éramos antes, muitas empresas, então, estão colocando a saúde no topo de suas agendas.

#18 Catalisando o Desenvolvimento Humano

Cerca de 40% das habilidades do trabalhador médio precisarão ser atualizadas para atender às demandas dos futuros mercados de trabalho.

#19 A Nova Contabilidade das Empresas

Se antes a lógica do livre mercado ditava as regras e guiava as organizações em torno da maximização do lucro, parece que novos players estão entrando em cena para mudar o rumo das coisas.

#20 A Liderança do Futuro

A liderança do futuro é uma liderança mais humana, combinada com o mindset digital e a coragem em assumir riscos calculados em um contexto incerto e complexo.

Clique aqui para acessar o estudo completo.


Autor

ExpoGestão

Ao longo de 18 anos, a ExpoGestão se consolidou como um dos mais renomados encontros empresariais do Brasil. A ExpoGestão se converteu em uma plataforma de soluções, mantendo nosso DNA: uma curadoria primorosa, que sente as alegrias e dores do gestor brasileiro e lhe traz, sob medida, os conteúdos mais relevantes, instigantes e inspiradores – de saúde mental a transformação digital, do novo papel da liderança a cenários político-econômicos, de inovação a estratégia.


Experimente nossa plataforma. São mais de 50 vídeos para você se inspirar


Saiba Mais

Conteúdos Relacionados

Não há postages relacionadas.

Outras Postagens

Patrocínio:




Entidades Parceiras:

Apoio de Mídia:

Realização:

Parceiros:

Franke
Michael Page
kpmg
Qlik
Toccatto
Target
Sercompe
Silva Santana & Teston
Moore
Sympla
Hype50+
Aylmer
Instituto Cliente Feliz
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Mandelli & Logiggio
By the Bed
Tendências
SEBRAE
Oxford Porcelanas
STRAUSS

ExpoGestão o caminho para a mudança começa agora

Nosso objetivo é trazer a inspiração necessária a tempos de incerteza e adaptação, com as boas práticas no mercado, para construir a liderança de que o mundo precisa.

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" Leonardo Da Vinci