Plataforma de inteligência digital propõe detectar cultura de inovação dentro das empresas
“As empresas que não disseminarem a cultura de inovação correrão sérios riscos para se manterem competitivas”, alerta Victor Sanacato, Head de Inovação do Innoway, uma plataforma de dados e inteligência que tem a audaciosa proposta de medir o nível de cultura de inovação dentro de empresas.
O diagnóstico desenvolvido pela ferramenta começa com uma pesquisa online com líderes e colaboradores da empresa. Por meio de inteligência digital e análises de experts, a plataforma avalia 170 atributos. Após cruzar os dados, a ferramenta permite fazer 28 mil correlações e apontar um diagnóstico personalizado. Em cinco semanas, são apresentados os resultados para a empresa, com o nível de maturidade da companhia na área de inovação, dados para a gestão de uma cultura de inovação de sucesso e pontos para ajudar a empresa a evoluir de patamar.
“O diferencial do Innoway está em ajudar empresários a obter resultados concretos com a inovação. Isso é possível porque o Innoway viabiliza ações a partir da sinergia entre o desenvolvimento do potencial humano para inovar e a consciência da inovação como uma ciência possível de ser gerenciada com base em dados e estratégias adequadas ao contexto cultural de cada empresa”, justifica Victor.
O Innoway já foi aplicado em empresas em Santa Catarina. Em 2021, foi aplicado na ArcelorMittal Vega, e o case com os resultados deste diagnóstico foi apresentado na Startup Summit 2021. O trabalho de pesquisa envolveu 336 colaboradores da unidade e, após a análise dos dados coletados pelos indicadores desenvolvidos pelo Innoway, foi constatado que a escala de maturidade em cultura de inovação dentro da ArcelorMittal Vega está no nível avançado, apenas um item abaixo do nível mais alto da ferramenta, o fluente. As empresas que alcançam os dois mais altos níveis de diagnóstico (Avançado e Fluente) estão aptas a receber o selo Innoway ACATE de Inovação, que foi o caso da ArcelorMittal Vega, moderna indústria de transformação de aços planos localizadas em São Francisco do Sul, no litoral Norte de Santa Catarina.
![](https://expogestao.com.br/wp-content/uploads/2022/03/innowai_centro-1024x768.jpeg)
Confira uma entrevista com Victor Sanacato, que dá mais detalhes sobre a criação da ferramenta:
Qual o diferencial da metodologia do Innoway?
Victor Sanacato – A metodologia Innoway nasce de dois conceitos simples. O primeiro, é o de que a inovação não deve estar restrita a uma área ou grupo de pessoas, mas sim fazer parte da cultura, ou seja, incorporada ao dia a dia dos colaboradores. As empresas que não disseminarem a cultura de inovação correrão sérios riscos para se manterem competitivas por estarem desperdiçando o potencial de cada indivíduo que, diga-se de passagem, tem muito a agregar.
O segundo conceito é: nada de achismos. Se podemos medir, podemos gerenciar. Por meio do Innoway, os gestores podem ter consciência das oportunidades para evoluir a cultura de inovação e receber diretrizes claras e com fit à realidade da organização dando orientação para o desenvolvimento de um plano de ação consistente e abrangente.
O diferencial do Innoway está em ajudar empresários a obter resultados concretos com a inovação. Isso é possível porque o Innoway viabiliza ações a partir da sinergia entre o desenvolvimento do potencial humano para inovar e a consciência da inovação como uma ciência possível de ser gerenciada com base em dados e estratégias adequadas ao contexto cultural de cada empresa.
Diagnóstico em cinco semanas
Outro fator que diferencia o Innoway é a velocidade de execução com profundidade e consistência. Da aplicação até a emissão do relatório final são apenas 5 semanas, dependendo do desafio demográfico característico de cada empresa.
Do ponto de vista mais técnico: partimos do princípio que todos podem e devem responder à pesquisa, tendo sido passados os textos por sessões de UX writing, e trabalhando com a inteligência do questionário: quem nunca teve contato com inovação, responde apenas ‘pessoas’; quem já está mais conectado ao assunto, responde ao formulário completo, tendo ainda algumas questões que se abrem de acordo com as respostas iniciais para aprofundar o conhecimento.
Por fim, a metodologia utiliza ainda questões abertas, que nos permitem diagnosticar qualquer anomalia identificada nos números. É uma combinação poderosa entre dados quantitativos e qualitativos que entrega uma análise precisa ao cliente sobre o nível de maturidade de sua cultura em relação à inovação.
Qual foi o embasamento para criar o método de avaliação do Innoway?
Victor Sanacato – O primeiro passo foi uma análise feita pelos fundadores, Daniel Alves e Gerson Ferreira, sobre as vinte empresas mais inovadoras do mundo durante três anos consecutivos, de acordo com o ranking da Forbes. Na sequência, foi feita uma análise cultural sobre outras 60 empresas, nacionais e multinacionais, contidas no portfólio profissional dos sócios. Ambas as análises foram cruzadas, gerando um embasamento prático e empírico, para que então fossem adicionadas as teorias ao desenvolvimento: uma larga bibliografia, com mais de 30 autores, entre eles Clayton Christensen, Geoffrey A. Moore, Jean-Philippe DesChamps, Alexander Osterwalder, Eric Zabiegalski e Eric Ries. O toque final foi adicionar elementos de pesquisa estatística para partir em direção aos testes no mercado. Hoje, já validamos a metodologia com mais de 20 empresas e 3.000 respondentes.
Para você, qual a maior dificuldade das empresas atualmente quando se fala em cultura de inovação?
Victor Sanacato – Cultura é comportamento – e a dificuldade se dá nos hábitos que criamos no mercado ao longo das últimas décadas. Há muita dificuldade em equilibrar a eficiência com a capacidade de explorar. Essa última que carrega em si a coragem para assumir riscos, resiliência para saber lidar com os fracassos, curiosidade e ousadia para explorar novos caminhos. Ironicamente, é exatamente por meio dessas características que as oportunidades são desenvolvidas para se destacar em relação aos concorrentes e, mais importante, garantir a longevidade da empresa.
Como tem sido o retorno para as empresas que aplicaram o Innoway?
Victor Sanacato – Maravilhoso! As empresas têm se surpreendido com a profundidade do diagnóstico e, principalmente, com a precisão das recomendações feitas através do plano customizado de inovação que entregamos ao fim de todo o processo. A cultura é um dos elementos mais importantes na vida de uma empresa e um dos mais difíceis de se medir com precisão. Os resultados do Innoway oferecem altos níveis de consciência para a empresa, e desenhar a estratégia de implementação ou evolução da cultura de inovação após a realização do diagnóstico faz com que não haja espaço para achismos e politicagens internas, acelerando as decisões e encontrando resultados com maior velocidade.
Para conhecer
Empresas que queiram fazer uma avaliação no Innoway podem entrar em contato pelo email [email protected]. É possível fazer um diagnóstico inicial em uma versão gratuita da ferramenta, pelo link https://innoway.com.br/.