As relações entre líderes e liderados sempre foi motivo de análises e discussões. Pesquisas indicam que 8 a cada 10 profissionais que pedem demissão são motivados pelo comportamento do chefe. No livro ‘Manual antichefe’, o escritor Eberson Terra aponta traços negativos de personalidade que caracterizam um líder tóxico.
Conheça estes tipos, descubra se você se identifica com algum deles ou conhece alguém com este perfil.
Tirano
Narcisista e controlador, costuma impor suas ideias. Torna o ambiente mais competitivo e opressivo.
Politiqueiro
Aparenta ser um amigo, chega a ser percebido como legal e sensato, mas é narcisista e tóxico para a empresa.
Microgerente
Ansioso, controlador, delega tarefas mas mantém a vigilância por não confiar nos resultados, comprometendo a liberdade de produção dos profissionais da equipe.
Omisso-permissivo
Não estabelece limites claros e prioridades, compromete o fluxo de trabalho dos funcionários e torna todas as atividades urgentes.
Guardião da Verdade
Autoritário, é hostil a quem discorda de sua opinião, gerando um ambiente de medo.
Multiplicador de Ansiedade
Espalha ansiedade, transfere medo e responsabilidades para a equipe. Traz pressão para o ambiente de trabalho e não foca nos resultados
Gladiador
Comum na área de vendas, estimula a competição desleal entre os profissionais, tornando o ambiente de trabalho desgastante e aumentando a rotatividade.
Bélico
Inseguro e com baixa estima, responde a situações de pressão e cobrança com agressividade. Ataca quando se sente pressionado pelos pares.
Acumulador de Problemas
Tenta agradar a todos e não sabe dizer não. Gera sobrecarga de trabalho na equipe, com prazos irreais e tarefas mal distribuídas. Isto cria um ambiente de estresse e desgaste.
Espalhador de promessas
Promete recompensas futuras para motivar a equipe a trabalhar além do esperado.
Fonte: Jornal Hoje em Dia – 28/11/2024