conexões essenciais 10 a 12 de junho

Compartilhe

12/06/2025

RÜDIGER LEUTZ – Como a Porsche se reconstruiu

A marca Porsche é, sem dúvida, uma das mais admiradas e desejadas do mundo. Quem não quer um 911 Carrera na garagem? Esse prestígio é refletido em números: 40 bilhões de euros de receita no ano passado, com lucro operacional de 5,6 bilhões; a montadora mais lucrativa do mundo. Mas nem sempre foi assim, como mostrou o CEO da Porsche Consulting no Brasil, Rüdiger Leutz, em sua palestra no último dia da Expogestão 2025: “Na virada dos anos 80 para os 90 a empresa estava quebrada, quase falida, com perdas superiores a 120 milhões de euros. Como a crise é parte da nossa jornada, fizemos uma guinada radical e demos a volta por cima”. Como? “O presidente na época, Wendelin Wiedeking, chamou um consultor japonês, que revolucionou a linha de montagem, antes semelhante a um depósito. Foram implantados novos métodos, a equipe foi treinada e motivada e a Porsche voltou aos dias de glória.”

Há 12 anos no cargo de CEO, supervisionando o crescimento e o desenvolvimento no mercado latino-americano, com equipes no Brasil e no Chile, Rüdiger Leutz compartilhou com o público da Expogestão sua experiência de mais de 25 anos em consultoria estratégica em diversos mercados. “Com a reestruturação – prossegue – a empresa levou apenas dois anos do prejuízo ao lucro.” Dois anos, por sinal, é o prazo adotado pela Porsche para que um projeto ou plano de investimento se pague.

Um dos pilares adotados pela Porsche é o investimento em capital humano: “As pessoas sempre serão a base, por mais automatizada que seja uma linha. A política da empresa é qualificar pessoas, motivá-las e mostrar resultados”, reforça o executivo. Um desses resultados: há trinta anos um modelo 911 Carrera levava 100 horas na linha de montagem; hoje, esse tempo é de 22 a 23 horas.

Crescer sem crescer

Desde que começou esse processo de reconstrução, a Porsche adotou o mantra “crescer sem crescer”. Ou seja: melhorar os resultados, sem precisar adicionar custos aos projetos e sem a necessidade de contratação de pessoal ou novas plantas. Novos modelos seriam fabricados na mesma linha, sendo customizados durante a montagem.

Foi assim que a empresa encarou o desafio da mobilidade elétrica, desenvolvendo o modelo Taycan na mesma linha dos demais carros. “Desenvolvemos – lembra Leutz – abordagens de fabricação e de mercado totalmente novas. Criamos a smart factoring, uma fábrica inteligente, limpa e verde, com impacto ambiental zero. E o principal: financeiramente viável.”

Uma última lição: “As estratégias bem-sucedidas são centradas nas pessoas, sejam funcionários, fornecedores, clientes, acionistas ou a sociedade”.

Não deixe de ler também:

ExpoGestão supera expectativas e anuncia próxima edição para maio de 2026

13/06/2025

ExpoGestão supera expectativas e anuncia próxima edição para maio de 2026

Como ter uma vida saudável e equilibrada e prevenir problemas de saúde mental

15/05/2025

Como ter uma vida saudável e equilibrada e prevenir problemas de saúde mental

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio Automotivo

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização