
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Santa Catarina registrou o maior volume de contratações de trabalhadores estrangeiros em 2024, respondendo por 26,6% do total nacional. No período, foram contratados 18,9 mil trabalhadores de outras nacionalidades, com destaque para venezuelanos, cubanos e haitianos.
Chapecó lidera entre os municípios catarinenses na contratação de estrangeiros, com saldo positivo de 2.378 novos trabalhadores. Desses, 85% são venezuelanos, que encontram oportunidades principalmente na indústria de alimentos e na prestação de serviços. Outras grandes cidades também registraram números expressivos de contratações, como Joinville (2.130), Florianópolis (1.437), São José (901) e Balneário Camboriú (717).
Um dado relevante é que, em média, um em cada seis trabalhadores contratados no estado é estrangeiro. Em todo o Brasil, entre janeiro e dezembro de 2023, foram admitidos 71 mil trabalhadores estrangeiros. Depois de Santa Catarina, os estados com maior número de contratações foram Paraná (17,8 mil), São Paulo (10,4 mil), Rio Grande do Sul (9,7 mil) e Mato Grosso (2,8 mil).
“Santa Catarina é terra de oportunidades, por isso a preferência pelo nosso estado. Esses números reforçam como nosso território se destaca no cenário nacional”, afirma o governador Jorginho Mello. Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, o crescimento acima da média nacional impulsiona a geração de empregos. “Compreender essa dinâmica do mercado de trabalho é essencial para aprimorar as políticas públicas e fortalecer a integração desses trabalhadores ao desenvolvimento do estado, que vem se destacando em vários indicadores socioeconômicos”, avalia Dreveck.
FONTE: Portal NSC Total