conexões essenciais 10 a 12 de junho

24/08/2022

Sorocaba vai além do óbvio

Cantor e compositor de sucesso, um dos ídolos da música sertaneja ao lado do parceiro Fernando. Esse é Sorocaba, o artista.
Empreendedor, descobridor e mentor de vários artistas. É Fernando Fakri de Assis, 41 anos, empresário.
Sorocaba entrou no palco da Expogestão cantando um trecho de “Bala de Prata”. Em seguida, deixando o violão de lado, deu a palestra “Como enxergar além do óbvio”, na qual contou como administra a sua carreira e as de outros artistas saídos de sua cooperativa.
Agronomia e bicos
Nascido em São Paulo e criado em Sorocaba, Fernando quase virou engenheiro agrônomo. “Eu fazia – conta – a faculdade de Agronomia em Londrina, e fazia bicos cantando nos bares da cidade. Às vezes havia mais garçons do que público ouvindo a dupla Fernando e Sorocaba. Eu era compositor, e levava minhas músicas para outros artistas. Mas todos diziam que eu mesmo devia gravar.”
Surgiu, então, o empreendedor: “Gravamos um DVD, numa época em que só os artistas consagrados faziam isso, e fomos distribuir nas cidades do litoral catarinense. Foi um sucesso, porque saímos do óbvio”.
Com o êxito na carreira da dupla – administrada por Sorocaba –, a veia empreendedora inchou. Sorocaba criou uma cooperativa de artistas e passou a gerir novos talentos. “Privilegiamos sempre a diferenciação, pois na época a música sertaneja parecia uma ‘paleteria mexicana’, tudo igual, todos cantando do mesmo jeito. Na nossa cooperativa, queríamos que cada um cantasse de um modo diferente.” Assim, surgiram Luan Santana, Thaeme & Thiago, Lucas
Lucco, Marcos & Belutti, Milionário & Marciano…
Erros como lições
Sorocaba admite ter cometido erros na carreira: “Teve uma época em que eu queria fazer tudo. Quando fui perceber, estava administrando o trabalho de motoristas de caminhão. É preciso saber quando é hora de delegar e de terceirizar”.
Errando e aprendendo, Sorocaba aperfeiçoou seu lado empreendedor. Além de empresariar artistas, em 2016 tornou-se um dos investidores-anjos do reality- show “Shark Tank Brasil” – por onde ele mesmo havia passado antes.
A partir de alguns exemplos do programa, ele alerta: “Nem sempre a solução inovadora é complexa, e às vezes inovar pode ser arriscado. Boas sacadas valem mais que dinheiro”.
Outras dicas que Sorocaba deixou na palestra: “Foque no que você é bom.
Não vá mexer com logística se o teu negócio é cantar. Mostre seu lado B, o que ninguém espera, não espere chegar na porta. Sempre existirá solução para tudo”.
Por fim, baseado em sua própria experiência, a conclusão: “Construa carreiras, e não momentos”.

Não deixe de ler também:

Disciplina, foco e energia: palestrante explica como alcançar uma melhor performance na vida

24/04/2025

Disciplina, foco e energia: palestrante explica como alcançar uma melhor performance na vida

Palestra internacional confirmada: Susana Balbo, referência global do setor vitivinícola

17/04/2025

Palestra internacional confirmada: Susana Balbo, referência global do setor vitivinícola

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio Automotivo

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização