Leias nossos

conteúdos

  • ExpoGestão
  • 3,41 min

Como funciona a mente do empreendedor

Santa Catarina ocupa pouco mais de 1% do território nacional. E o número de habitantes do Estado representa menos de 4% da população brasileira. Mesmo com percentuais pequenos, ocupamos a sexta posição no ranking de geração de riquezas entre os 27 Estados brasileiros

O segredo deste sucesso está na criatividade, na determinação e na resiliência dos empreendedores catarinenses, visionários que transformam recursos de forma inovadora, gerando oportunidades de negócios, empregos, renda e desenvolvimento para a sociedade.

Histórias de empreendedores ensinam e inspiram, dois pilares da ExpoGestão, que nesta edição convidou três empresários catarinenses que são sinônimo de sucesso e referências nacionais em seus setores: Betina Giehl Zanetti Ramos, cientista empreendedora, fundadora e presidente da Nanovetores; Ronaldo Koerich, vice-presidente da Lojas Koerich; e Acari Menestrina, fundador e presidente da Gran Mestri, vão compartilhar o que fez a diferença em suas jornadas de desafios, superações e vitórias.

Mas, afinal, o que determina o sucesso ou o fracasso nos negócios?
Como persistir diante das adversidades?
Quais as motivações para empreender?
Como funciona a mente de um empreendedor?

Nesta palestra, você vai se inspirar e compreender melhor como funciona a mente do empreendedor, desenvolvendo muitos insights para sua atividade.

Painelistas


Betina Giehl Zanetti Ramos é farmacêutica, mestre em farmácia, doutora em química, especialista em biossegurança. Cientista empreendedora, é fundadora e presidente da Nanovetores, empresa reconhecida mundialmente pelo desenvolvimento de sistemas de nano e microencapsulação de ativos aplicáveis a uma série de segmentos industriais. Diretora do GT Mulheres Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), vice-presidente de Integração da Acate, integrante do Conselho Deliberativo do CNPq e facilitadora FIB (Felicidade Interna Bruta). Betina é um exemplo inspirador para quem deseja seguir carreira na ciência e no empreendedorismo. Sua trajetória demonstra que é possível conciliar paixão pela pesquisa com a criação de um negócio inovador e de impacto social.

Ronaldo Koerich é vice-presidente da Lojas Koerich, a maior varejista do Estado. A família Koerich é reconhecida por uma trajetória de grandes empreendimentos de sucesso. É formado em administração de empresas e tem especialização em gestão e mercado varejista. Está à frente da gestão comercial da Koerich e de empresas que formam o grupo (Kredilig Financeira, RKS e KGN Construções). Também está diretamente ligado às diretorias comerciais de empresas que são acionistas, como WOA Empreendimentos Imobiliários e Beiramar Shopping. Tem grande atuação social e associativista, sendo membro da Irmandade do Senhor dos Passos, bem como da Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis e Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento.

Acari Menestrina é fundador e presidente da Gran Mestri, empresa localizada no Oeste do Estado e especializada na produção de queijo Grana Padano, entre outros lácteos. Desde pequeno ajudava na lavoura em Rio dos Cedros, no Alto Vale do Itajaí. Começou segurando o rabo da vaca para a “nona” tirar o leite. Aos 17 anos, ingressou no Colégio Agrícola de Camboriú. Em 1976, começou a atuar como técnico agrícola e extensionista rural da Acaresc, atual Epagri, e foi para o Oeste almejando transformar a região em uma bacia leiteira referência para o Brasil. Acari tem 47 anos de dedicação ao setor leiteiro no Brasil, foi fundador e presidente do Grupo Cedrense e em 2010 migrou dos commodities para investir no alto valor agregado ao criar a Gran Mestri.