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A logística, seus impactos e desafios

Tudo, hoje, envolve a logística. À medida em que a demanda aumenta, crescem também os desafios, exigindo mais investimentos em tecnologia e em talento humano. Essa foi a conclusão do painel “O futuro da logística e o impacto nas estratégias”, realizado no primeiro dia da ExpoGestão 2022, no tema Estratégia e Tendências.
Os palestrantes foram Djalma Vilela, presidente da Multilog e do Conselho
Deliberativo da Associação Brasileira de Operadores Logísticos e da
Associação Brasileira dos Portos Secos e Clias e Eduardo Nogueira, vice- presidente Jurídico da DHL Supply Chain.
Tecnologia em constante avanço
Djalma Vilela destacou alguns dados, entre eles: “O Brasil detém 60% do mercado de e-commerce da América Latina, movimentando US$ 26,2 milhões anualmente, com projeção de chegar a US$ 51,4 milhões em 2025”.
Vilela explanou os recentes avanços tecnológicos da Multilog, como a plataforma Genius: “Trata-se de um software de informações gerenciais, que permite ao cliente total visibilidade do seu processo logístico, com agilidade e
acuracidade. Em uma única plataforma, de fácil navegação, é possível acompanhar cargas que estão em trânsito da zona primária para os nossos armazéns, a localização exata da carga, visualizar todas as etapas dos processos que estão em andamento, histórico dos que já foram finalizados e solicitações de serviços on line”.
O executivo também citou a Torre de Controle, capaz de monitorar serviços nas unidades da Multilog e também nos clientes, dotada de laboratório com impressora 3D. O mapeamento de pátio com drones permite controlar com total acerto a movimentação de até mil caminhões por dia. E a tecnologia Metaverso possibilita acessar depósitos remotamente, com o auxílio de óculos de realidade virtual.
A tendência da digitalização
Eduardo Nogueira também destacou os avanços tecnológicos na DHL, reforçando uma tendência: “O maior impacto futuro na receita e no crescimento está previsto para ocorrer pela digitalização da cadeia de suprimentos”.
O executivo da DHL, multinacional alemã, líder mundial em contratos logísticos, armazenagem, distribuição e transporte, descreveu alguns detalhes dos centros de inovação da empresa, distribuídos em todos os continentes.
“Mesmo – disse – com todas as inovações tecnológicas, um elemento é essencial para a logística: gente. Nada se faz sem o talento humano, que hoje gera uma competição para atrair e fidelizar pessoas.”
A tecnologia é um segundo elemento e, no caso da empresa alemã, inclui facilidades como realidade virtual e internet das coisas. Há, porém, uma preocupação: “Quanto mais avança, mais a informação fica vulnerável a ataques, exigindo maiores investimentos em segurança tecnológica. Nunca vimos tantos e tão agressivos ataques hackers como nos anos recentes. E a tendência é piorar, o que demanda mais segurança”.
Em dois pontos, os palestrantes convergiram: digitalização cada vez mais avançada e a necessidade de contar com pessoas comprometidas e engajadas.