conexões essenciais 10 a 12 de junho

23/08/2022

A logística, seus impactos e desafios

Tudo, hoje, envolve a logística. À medida em que a demanda aumenta, crescem também os desafios, exigindo mais investimentos em tecnologia e em talento humano. Essa foi a conclusão do painel “O futuro da logística e o impacto nas estratégias”, realizado no primeiro dia da ExpoGestão 2022, no tema Estratégia e Tendências.
Os palestrantes foram Djalma Vilela, presidente da Multilog e do Conselho
Deliberativo da Associação Brasileira de Operadores Logísticos e da
Associação Brasileira dos Portos Secos e Clias e Eduardo Nogueira, vice- presidente Jurídico da DHL Supply Chain.
Tecnologia em constante avanço
Djalma Vilela destacou alguns dados, entre eles: “O Brasil detém 60% do mercado de e-commerce da América Latina, movimentando US$ 26,2 milhões anualmente, com projeção de chegar a US$ 51,4 milhões em 2025”.
Vilela explanou os recentes avanços tecnológicos da Multilog, como a plataforma Genius: “Trata-se de um software de informações gerenciais, que permite ao cliente total visibilidade do seu processo logístico, com agilidade e
acuracidade. Em uma única plataforma, de fácil navegação, é possível acompanhar cargas que estão em trânsito da zona primária para os nossos armazéns, a localização exata da carga, visualizar todas as etapas dos processos que estão em andamento, histórico dos que já foram finalizados e solicitações de serviços on line”.
O executivo também citou a Torre de Controle, capaz de monitorar serviços nas unidades da Multilog e também nos clientes, dotada de laboratório com impressora 3D. O mapeamento de pátio com drones permite controlar com total acerto a movimentação de até mil caminhões por dia. E a tecnologia Metaverso possibilita acessar depósitos remotamente, com o auxílio de óculos de realidade virtual.
A tendência da digitalização
Eduardo Nogueira também destacou os avanços tecnológicos na DHL, reforçando uma tendência: “O maior impacto futuro na receita e no crescimento está previsto para ocorrer pela digitalização da cadeia de suprimentos”.
O executivo da DHL, multinacional alemã, líder mundial em contratos logísticos, armazenagem, distribuição e transporte, descreveu alguns detalhes dos centros de inovação da empresa, distribuídos em todos os continentes.
“Mesmo – disse – com todas as inovações tecnológicas, um elemento é essencial para a logística: gente. Nada se faz sem o talento humano, que hoje gera uma competição para atrair e fidelizar pessoas.”
A tecnologia é um segundo elemento e, no caso da empresa alemã, inclui facilidades como realidade virtual e internet das coisas. Há, porém, uma preocupação: “Quanto mais avança, mais a informação fica vulnerável a ataques, exigindo maiores investimentos em segurança tecnológica. Nunca vimos tantos e tão agressivos ataques hackers como nos anos recentes. E a tendência é piorar, o que demanda mais segurança”.
Em dois pontos, os palestrantes convergiram: digitalização cada vez mais avançada e a necessidade de contar com pessoas comprometidas e engajadas.

Não deixe de ler também:

Disciplina, foco e energia: palestrante explica como alcançar uma melhor performance na vida

24/04/2025

Disciplina, foco e energia: palestrante explica como alcançar uma melhor performance na vida

Palestra internacional confirmada: Susana Balbo, referência global do setor vitivinícola

17/04/2025

Palestra internacional confirmada: Susana Balbo, referência global do setor vitivinícola

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio Automotivo

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização