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Associar Dados e Marketing proporciona melhor experiência ao cliente

A Jornada do Conhecimento ExpoGestão 2023, realizada no dia 27 de novembro, em Itajaí, reuniu empresários e executivos catarinenses para tratar de temas relevantes para lideranças e organizações: Cenário e Perspectivas para a Economia e os Investimentos, Dados & Analytics para o Engajamento dos Clientes, Tecnologia e Processos foram abordados ao lado de Dinâmicas Interativas envolvendo CEOs de diferentes setores da economia.

Um dos palestrantes do encontro foi Pedro Guimarães, Managing Partner da Roland Berger no Brasil, que falou de Dados & Analytics para promover o engajamento do cliente e a fidelidade da marca. Com DNA alemão e mais de 40 anos de atuação no Brasil, a Roland Berger é uma consultoria de gestão especializada nos setores de bens de consumo e varejo, com destaque em marketing e vendas.

“Em 2030, a geração Z (nascidos a partir de 1997) e a geração Alfa (nascidos a partir de 2010) vão representar 50% da população mundial. Seus costumes e hábitos influenciam as diferentes gerações e impactam as marcas. Os consumidores desta geração dedicam 35 horas por semana para telas, principalmente do celular; são bombardeados pelo online e pelo físico, influenciador digital e media off line, pela pressão das práticas de sustentabilidade, pela cultura de colaboração e pelo status quo de pertencer a uma tribo”, resumiu Guimarães.

Segundo ele, a solução para reter o cliente e aumentar o engajamento destes consumidores é criar experiência, e para isso é preciso decodificar o que realmente importa, entendendo a jornada do cliente. A melhor opção, diz o consultor, é criar uma visão integrada de produto, canal e comunicação, adotando “um modelo baseado em dados e tecnologia, utilizando as informações geradas nos diferentes tipos de interação de forma organizada, para criar uma memória inesquecível”.

Guimarães destaca que a associação do Marketing e de Dados é a forma mais assertiva para gerar um outro nível de ação sobre as informações obtidas e maximizar as alavancas de retenção de clientes. Na opinião do palestrante, num cenário em que o maior desafio das empresas é conquistar a atenção das pessoas, “a competição vai muito além dos segmentos de atuação da empresa”.