
De acordo com uma pesquisa do LinkedIn Notícias, envolvendo 3,5 mil participantes, revelou que fazer parte de um grupo dentro da empresa que se dá bem e se ajuda é o principal fator para um ambiente de trabalho positivo. Dos respondentes, 36% apontaram “time colaborativo” como o aspecto mais importante; 33% escolheram “liderança inspiradora”; 29% preferiram “comunicação aberta”; 2% citaram outras razões.
O diagnóstico aponta que no mundo corporativo, a colaboração, a liderança inspiradora e a comunicação eficaz são pilares fundamentais para o sucesso de qualquer equipe. Por isso, empresas que investem nesses aspectos colhem melhores resultados, aumentam o engajamento dos funcionários e fortalecem a cultura organizacional.
Equipes que trabalham em sintonia alcançam melhores resultados e cultivam um ambiente mais saudável. Diante do desafio, é importante estabelecer metas coletivas e celebre conquistas e valorizar a diversidade e o compartilhamento de conhecimento.
A liderança tem um impacto direto na motivação e no desempenho das equipes, sendo fundamental dar o exemplo com atitudes coerentes e motivadoras, reconhecer o esforço dos colaboradores e também demonstrar empatia e incentivar o desenvolvimento profissional. A comunicação eficaz é essencial para evitar ruídos, alinhar expectativas e promover um clima organizacional positivo.
FONTE: Portal FIESC – Fevereiro/25