Plenária principal

Empreendedorismo

Como Enxergar Além do Óbvio

A palestra “Como Enxergar Além do Óbvio”, com Fernando Fakri de Assis, o Sorocaba – que é referência no mercado sertanejo como cantor, compositor e empreendedor serial.

A apresentação oferece insights e inspirações sobre empreendedorismo, com conexão entre os temas e as experiências vividas pelo artista dentro e fora dos palcos, à frente de grandes projetos. 

Com uma linguagem simples e direta, Sorocaba fala sobre como enxergar além e como identificar o diferencial do seu negócio.

Economia, Negócios e Finanças

A nova ordem econômica mundial

Como será a nova ordem econômica mundial no turbilhão de mudanças no pós-pandemia? 

Quais os impactos da guerra na Ucrânia no rearranjo da cadeia produtiva global?

A ExpoGestão traz o especialista Fernando Ulrich para ajudar a entender este caos de variáveis e projetar o novo ciclo econômico, o rearranjo do fluxo de capitais e o movimento de investidores – para ajudar empresários e executivos na difícil missão de tomar decisões estratégicas em um ambiente econômico em ebulição.

Alta Performance

Fibra de Campeão

Painel Fibra de Campeão com os multicampeões Gustavo Borges e Giovane Gávio vai mostrar na prática como a disciplina, o treinamento, o foco e a resiliência de atletas de alta performance servem de exemplo para inspirar todos os profissionais a melhorem seu desempenho.

Humanidade e Liderança

Onde está meu canivete suíço?

Se você gosta de desafios, este mundo é o seu lugar. Basta ver a quantidade de memes que se remetem com saudosismo a tempos “mais normais” ou que clamam por um “vem, meteoro!”. É verdade que as questões parecem cada dia mais complexas. Mas, se pararmos para pensar, nunca tivemos tanta inteligência coletiva, diversidade de conhecimento, capacidade de comunicação e mobilização como agora temos. No fundo, sabemos o que fazer. Talvez o maior dos nossos desafios individuais seja escolher internamente as ferramentas certas, dentre tantas que temos à disposição, para lidar com as questões externas ou coletivas.

Se você está lendo este texto e participando da ExpoGestão, certamente traz dentro de si esse maravilhoso canivete suíço chamado liderança, que foi desenvolvendo ao longo da sua trajetória. Daquele empurrão que alguém lhe deu para tirar as rodinhas da bicicleta à capacidade de despertar o melhor de cada um em casa, no trabalho ou com os amigos, a liderança – positiva, empática, inspiradora, transformadora – está em seu DNA. 

Para mergulhar nesse tema e atendendo a pedidos, volta ao palco da ExpoGestão o comunicador, pensador, escritor e palestrante Marcos Piangers. Com mais de meio milhão de livros vendidos no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, Piangers nos levará a pensar juntos no legado que construímos a cada dia e em como nossa capacidade de liderança pode fazer deste momento um dos mais preciosos da humanidade.

Liderança

A Liderança Está Nua!

As empresas têm demonstrado resiliência e capacidade para se manterem em pé, apesar dos desafios do contexto econômico.
Os profissionais experimentam novas relações de trabalho com base em autonomia e confiança.
E as lideranças demonstram flexibilidade e coragem para conduzir os times.
Mas isto não será suficiente. É preciso reequacionar os níveis de accountability.
A grande pergunta é: como? Os especialistas em liderança Livia e Pedro Mandelli estarão juntos no palco da ExpoGestão para ajudar os líderes a compreenderem melhor o perfil, o ambiente e o comportamento necessário para este novo contexto.

Comportamento e Liderança

O Eu Versus o Nós

A exponencialidade da tecnologia e a pandemia impactam o mundo empresarial com um processo de individualização que resultou no movimento conhecido como grande resignação – em que mais da metade da força de trabalho global resiste em retornar ao ambiente anterior de trabalho.

A tensão provocada pela vontade manifestada pelos profissionais e as necessidades organizacionais – de valores, de cultura, de pertencimento, de inovação – só pode ser resolvida sem perda de talentos a partir do desenvolvimento das lideranças.

Para orientar neste processo, a ExpoGestão traz a palestra “O Eu Versus o Nós”, com o sociólogo Carlos Aldan. CEO do Grupo Kronberg e membro do Conselho Consultivo da Harvard Business Review, ele vai indicar os upskillings necessários das lideranças.

Tendências e Novas Tecnologias

Ciência de Dados: Aplicações e Desafios no Mundo Corporativo

O especialista Eduardo Hruschka vai falar sobre ciências de dados – suas aplicações e os desafios no mundo dos negócios – uma visão geral deste universo, aplicações práticas em diversos segmentos da economia. 

Quais os desafios encontrados na jornada de captura de valor por meio de iniciativas analíticas?

Como priorizar a gestão de iniciativas?

Como fazer a gestão de pessoas especializadas em dados, como cientistas, engenheiros, analistas e tradutores? 

Vamos conhecer também opções de estruturação organizacional – centralizada, distribuída nas unidades de negócios e modelos híbridos.

Tendências

O Novo Mindset Digital nas Organizações

A tecnologia digital está na vida de todo mundo e de todas as organizações.

Ser digital não é mais uma questão de escolha, mas uma necessidade para competir – independente do ramo de atividade ou do porte da empresa. 

Para entendermos melhor as tendências e cenários, a ExpoGestão trará um diálogo rico e consistente com CEOs de empresas que vivem o estado da arte em tecnologia.

Gestão e Governança

O papel do CEO, a Gestão e a Governança

Painel com executivos vai mostrar na prática o papel do CEO quando o tema é gestão e governança.

A função executiva frente aos processos da organização, a cultura de governança na prática, a diferença entre governança e gestão, as relações com família, investidores, conselho, diretoria, as tomadas de decisões, as responsabilidades – um conjunto de pratos para equilibrar!

A mediação será do professor, autor, conselheiro e especialista em estratégia e governança Luis Lobão.

Mulheres do Brasil

Diversidade e Inovação

Para onde quer que se olhe, crescem cada vez mais o protagonismo e o reconhecimento da importância das mulheres na liderança dos negócios e das mudanças coletivas. São empreendedoras, executivas, conselheiras, consultoras, mentoras e gestoras de sucesso, que se destacam por competência, capacidade de transformação e compromisso em romper barreiras.

Além de constituir uma bandeira fundamental do ponto de vista social, a ampliação da diversidade é crucial também para o sucesso das empresas. 

Para ajudar-nos a compreender como projetos, resultados, cultura organizacional e estratégia se beneficiam da participação de pessoas de gêneros, cores, credos e classes sociais diferentes, a ExpoGestão traz um painel inédito, em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, que reúne mais de 100 mil mulheres de sucesso em todo o país.

Para este debate que converterá dúvidas e estigmas em inovação e disrupção de pensamento, temos a honra de reunir as empreendedoras de destaque nacional, Annalisa Blando dal Zotto e Bel Carvalho Pinto, com mediação da Diretora de Conteúdo da ExpoGestão, Ana Carla Fonseca. 

Inovação Contínua

Inovação contínua e a perenidade das organizações

A inovação contínua é um tema que está cada vez mais na ordem do dia das organizações empresariais e do mundo dos negócios. 

Processo que impulsiona gerações de combinações de inovações incrementais e inovações radicais, a inovação contínua é um caminho sem volta alavancado pela aceleração da transformação digital causada pela pandemia e pela ISO 56.002 – Sistema de Gestão da Inovação com ciclo PDCA.

Mas o que caracteriza a inovação contínua?
Como ela impacta no desenvolvimento das empresas?
Quais os benefícios reais para os negócios?

Para conduzir o painel “Inovação Contínua e Perenidade dos Negócios”, a ExpoGestão traz o especialista em inovação e gestão de conhecimento Neri dos Santos. Neste painel, executivos de empresas que são referências nacionais e no exterior vão apresentar exemplos práticos que nos ajudarão a compreender como a inovação contínua tem feito a diferença nas organizações.

Estratégia

Teses de Crescimento e Investimentos

O crescimento de uma organização ocorre ou de forma orgânica ou inorgânica. Neste contexto, a empresa precisa escolher os caminhos e as estratégias – As teses de crescimento e investimento.

Mas qual é o conjunto de técnicas, ferramentas e conceitos que uma empresa deve dominar para definir a melhor tese de crescimento para sua realidade?

Em que dimensões os executivos devem se concentrar no desenvolvimento deste processo?

Para ajudar os participantes compreender estes recursos com mais profundidade para criar oportunidades de crescimento, a ExpoGestão trará quatro especialistas para abordar o tema a partir de casos reais.

Executivos que são referências no mercado em questões regulatórias, em gestão e em estratégia compartilharão com os participantes conhecimentos práticos sobre produtos complementares, produtos substitutos, competidores e tendências, entre outros fatores, para desenhar suas próprias teses de crescimento e de investimento.

Estratégia e Tendências

O Futuro da Logística e o Impacto nas Estratégias

Grandes operadores nacionais irão compartilhar e analisar o panorama da logística como diferencial para a estratégia dos negócios.

No centro desta avaliação, estão pontos importantes como disrupção provocada por novas tecnologias de movimentação, armazenagem, localização, algoritmos, inteligência de negócios, inteligência de logística e integrações de diversas tecnologias tanto de hardware como software.

O que está acontecendo no Brasil e no mundo: O que vem por aí? Qual será a evolução do e-commerce e do digital?

O que as empresas estão fazendo? Como estão se reorganizando? Como estão se reinventando e até mudando modelos de negócios?

A ExpoGestão traz este painel para ajudar as empresas a compreenderem melhor para onde vamos e como vamos – e assim antecipar decisões e investimentos para competir neste novo mundo em que o tempo, a entrega, o imediato não é mais um diferencial, mas uma obrigação.

Inovação e Competitividade