
Velejador, engenheiro mecânico, arquiteto naval e designer de iates, Horácio Carabelli será um dos palestrantes da 23ª edição da ExpoGestão. Atualmente, é coordenador de design e construção da Luna Rossa Prada Pirelli e diretor esportivo da equipe brasileira Mubadala Brasil SailGP, consolidando-se como uma referência na vela de alta performance. Em sua palestra, trará lições valiosas desse universo competitivo para o ambiente empresarial.
Horácio iniciou na vela competitiva aos oito anos, na classe Optimist. Em 1980, integrou a primeira equipe a representar o Uruguai em um campeonato mundial. Posteriormente, competindo na classe Snipe, conquistou duas medalhas de ouro em campeonatos mundiais júnior, além de uma medalha de ouro sul-americana e uma de bronze no mundial master.
Representou o Uruguai nos Jogos Olímpicos de 1988, em Seul, e participou de três edições da Volvo Ocean Race. Com o Brasil 1, alcançou o 3º lugar; já na edição 2008/2009, venceu a regata com o Ericsson 4, quebrando o recorde mundial de distância percorrida em 24 horas por um monocasco, registrado no Guinness Book 2010. Em 2011/2012, integrou a equipe Telefónica e foi peça-chave para tornar Itajaí uma parada oficial da competição. Com cinco participações consecutivas na America’s Cup e a caminho da sexta, Carabelli foi coordenador de design do Luna Rossa Prada Pirelli, vencendo a Prada Cup 2021. Como engenheiro, projetou embarcações de alto desempenho, incluindo os modelos Multimar 32, ILC 25, Neo 25 e Carabelli 30 (C30).