Quais são as perspectivas econômicas relacionadas a crescimento e investimento para o próximo ano? Como deve se comportar a taxa de juros em 2024? Para falar sobre estas questões, a Jornada de Conhecimento ExpoGestão recebeu no último trimestre de 2023 três grandes especialistas da Genial Investimentos: José Márcio Camargo, Claudio Massari e Rodolfo Riechert.
Na visão da Genial, devemos continuar vivendo um ambiente desafiador, o que recomenda cautela nos investimentos: os mercados global e nacional passam por um período de bastante turbulência, guerras estão acontecendo, os juros estão altos nos EUA e no Brasil e a economia vem dando sinais de declínio do ritmo de crescimento.
Os especialistas destacam, no entanto, que boas oportunidades no mercado continuam existindo, e que os empresários – otimista por vocação – não devem deixar de investir na empresa por falta de dinheiro. Uma alternativa para buscar recursos e financiar expansão ou novos negócios é conhecer as modalidades de financiamento que o mercado de capitais pode oferecer.
Em relação aos investimentos para pessoas físicas de alta renda, no entanto, os especialistas da Genial recomendam evitar o risco e ser conservador na hora de investir. Com os EUA, maior economia do mundo, apresentando déficit fiscal elevado e dívida crescendo muito rápido, o Brasil precisa pagar uma taxa de juros mais alta para atrair recursos e financiar a própria dívida. Neste ambiente, a taxa de juros brasileira deve ficar mais alta e as melhores aplicações financeiras devem vir da renda fixa atrelada ao CDI.