Leia nossos

conteúdos

  • ExpoGestão
  • 4,0 min

Executivos debatem na ExpoGestão os fatores que impactam o varejo

Quando falamos do varejo, nem sempre enxergamos a relevância das cadeias de negócios deste setor relevante e complexo. Este grande canal para que as vendas aconteçam e para que o motor da economia e da prosperidade continue girando movimenta cerca de R$ 2 trilhões a cada ano, segundo a Sociedade de Varejo e Consumo. O varejo ampliado (que inclui automóveis e materiais de construção) representa mais de 26% do PIB nacional.

Para falar sobre as questões que estão na pauta diária do mundo do varejo, a ExpoGestão 2023 promove o Painel o Futuro do Varejo. No painel estarão reunidos Rodrigo Maingue, Business Director (BEO) da Nestlé Professional Brazil, Fernando Mazzarolo, VP Direct to Consumer na Zé Delivery / Ambev e Jean Carlo Klaumann, CEO da Neogrid.

Neste painel, vamos elencar algumas questões que estão na pauta diária do mundo do varejo, muitas delas ligadas à tecnologia, à personalização, à experiência do cliente e à sustentabilidade:

  • Como os novos hábitos e culturas do mundo digital – como comprar sem sair de casa por exemplo – afetam as estratégias das empresas?
  • E a sustentabilidade, a proteção ao planeta e o futuro da humanidade?
  • As crises sociais, econômicas e climáticas ajustam tendências e planos? De que forma?
  • Como a diversidade e a inclusão mudaram os comportamentos?
  • As pessoas compram mais de empresas que pensam como elas?
  • O mindset omnichannel é mesmo o grande desafio do varejo? Como as empresas estão evoluindo neste sentido?
  • E as novas tecnologias, ciência de dados, inteligência artificial, realidade virtual e outras – como impactarão nos planos das empresas?

A grande verdade é que há tantas formas de se fazer negócios, de desenhar estratégias e de ajustar os planos que um dos melhores caminhos é ouvir quem faz isto com excelência e eficiência no dia a dia.

Por isso, a ExpoGestão reúne neste painel referências do varejo nacional, de diferentes segmentos e visões, para compartilhar experiências, aprendizados, erros e acertos para refletirmos sobre o futuro do varejo na prática.

Painelistas

Rodrigo Maingue é Business Director (BEO) da Nestlé Professional Brazil. Tem experiência de mais de 20 anos no mercado de bens de consumo, em companhias como AmBev, Danone, Chocolates Garoto, Nestlé Waters e Nestlé Professional, com passagens pela Colômbia como Country Manager de Nestlé Professional e Suíça, com a responsabilidade de gestão da categoria de Águas e Nestlé Professional (Food) para os países de LATAM. Há cinco anos está focado no mercado de Food Services, atuando com o portfólio de Nestlé Professional (Food & Beverage), com marcas como Nescafé, Leite Moça, KitKat, Chocolates Nestlé, Nescau e Starbucks.

Fernando Mazzarolo tem mais de 14 anos de Ambev e já atuou nas áreas de Vendas, Trade e Marketing em quase todas as regiões do Brasil, onde aprendeu com profundidade as diferenças que temos no País. Hoje, lidera a área de Direct to Consumer (DTC) da Ambev, levando as melhores experiências aos consumidores.

Jean Carlo Klaumann é CEO da Neogrid, fornecedora de tecnologia para grandes empresas mundiais do varejo. Tem ampla vivência no mercado de tecnologia para o mundo do varejo, experiência desde o planejamento estratégico até a execução, tendo atuado em cargos de liderança por mais de 25 anos. Em sua carreira, já passou pelas empresas IFS, Oracle, Datasul e Totvs, sendo os últimos 11 anos na Linx, onde foi presidente. Tem graduação em marketing, MBA Executivo Internacional na FIA, formação como conselheiro no IBGC e extensão em Inteligência Artificial na Universidade de Chicago.

Foto: pexels