• ExpoGestão
  • 3,29 min

Foco e alta performance, lições de ouro para a vida!

“Quando você aperta a soneca no seu despertador, pode ser que você esteja matando alguns dos seus sonhos”! Com essa e outras frases impactantes, o campeão olímpico e recordista mundial da natação, Cesar Cielo fechou com chave de ouro as palestras da ExpoGestão 2024. Ao falar sobre performance, tanto no ambiente pessoal como no profissional, Cielo ressaltou a importância do foco para conquistar resultados.
O atleta explicou que a gestão envolve diversos aspectos, mas que o desempenho individual é essencial para o sucesso da equipe. Para isso não basta 100%, é preciso ser 101%, ir além do que você acredita que pode. “Quando você acha que chegou no seu limite, tenha certeza que você pode ir além, que você consegue algo a mais. Você é capaz de se surpreender consigo mesmo”, afirmou.
Na alta performance, não é a busca pela medalha de ouro que faz a diferença, mas a busca pelo seu melhor. Cielo continuou com algumas indagações para provocar a reflexão dos participantes: “Que nota você daria para você mesmo, hoje? Será que você pode melhorar? Sempre tem espaço para mais, para ultrapassar o que você acredita que pode”, destacou.
Mas como manter o foco e não permitir que sentimentos como medo e insegurança apareçam e interfiram na sua performance? Como controlar pensamentos e impulsos nos momentos mais importantes? Como garantir que, justamente quando você mais precisará usar todo o seu conhecimento, ele não seja ofuscado por qualquer fator externo que o atrapalhe? Em uma prova olímpica, só tem uma medalha de ouro. O que faz a diferença não é sorte, talento ou disciplina, defendeu o nadador. Precisa ter tudo isso, mas acima de tudo, é foco e controle mental. A diferença entre o medíocre, o bom, o excepcional e o extraordinário está justamente na mente. As pessoas precisam acreditar em si mesmas. “O melhor treinamento para a alta performance é diante do espelho. Você precisa se olhar e afirma com convicção que você pode, que você é bom, que você vai conseguir”, incentivou o palestrante.
Cesar Cielo é o único campeão olímpico brasileiro da natação, tricampeão mundial nos 50 metros livre e maior medalhista brasileiro em mundiais com 19 medalhas, sendo 11 medalhas de ouro. É o atual detentor do recorde mundial dos 50 metros livres e desde 2023 passou a integrar o Hall da Fama da Natação Internacional. Na Expogestão trouxe relatos emocionantes de experiências que viveu nas raias olímpicas, especialmente na Olimpíada de Pequim, quando ficou com o bronze nos 100 metros e o ouro nos 50 metros. Ele contou que o terceiro lugar foi o momento mais marcante em toda sua história e que disputar a final na última raia, a famigerada raia 8, serviu para mostrar que é possível vencer, mesmo nas piores circunstâncias. “Na vida, muitas vezes, a gente vai para a raia 8. Mas o importante é ter uma raia e focar na recompensa”, ressaltou. Para finalizar, fez um desafio. “Por que não você? Por que não agora?”.