conexões essenciais 10 a 12 de junho

07/03/2025

Menor proporção de jovens “nem nem” do Brasil está em SC

A parcela de jovens catarinenses entre 14 e 24 anos de idade que não estudam e que estão fora da força de trabalho ou estão desocupados é de 10,6%. Esse resultado posiciona Santa Catarina como o estado com o menor índice de “nem-nem” do país. O resultado é significativamente menor que a média nacional, de 17,3%, sinalizando uma boa estratégia de inclusão de jovens no mercado de trabalho de SC.

Estes dados sobre os “nem-nem” em SC são inéditos e foram gerados pela Diretoria de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). A análise demográfica dos dados em SC revela que 65,3% da população “nem-nem” se identifica como branca. Já 33,8% se identifica como preta ou parda e 0,88% como indígena. Esses índices têm estreita relação com o número populacional do estado com idade entre 14 e 29 anos.

Uma alta proporção de população “nem-nem” pode significar que a juventude não está se qualificando para trabalhos futuros e também não está adquirindo experiência de trabalho no presente. Isso pode comprometer a inserção do jovem no mercado de trabalho, principalmente em relação a postos que requerem mais qualificação e, consequentemente, oferecem melhor remuneração.

“A geração de micro dados como os relacionados aos jovens no mercado de trabalho em Santa Catarina é essencial para traduzir a realidade socioeconômica local”, declara o Gerente de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Seplan, Pietro Aruto. Observando a conjuntura mundial, os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que, globalmente, 20,4% dos jovens não estudam, não trabalham e não estão em programas de qualificação profissional.

FONTE: Folha Metropolitana – Março/25

Não deixe de ler também:

Rotatividade recorde de colaboradores exige soluções estratégicas

Rotatividade recorde de colaboradores exige soluções estratégicas

Conexões no ambiente de trabalho fazem bem para a saúde individual e dos negócios

Conexões no ambiente de trabalho fazem bem para a saúde individual e dos negócios

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio Automotivo

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização