conexões essenciais 10 a 12 de junho

27/10/2020

O futuro dos negócios é das organizações exponenciais

As “organizações exponenciais” são mais bem preparadas para se adaptar ao novo cenário global e à rápida evolução das tecnologias. Quem garante é o executivo Francisco Milagres, que explicou em sua palestra no primeiro dia da Expogestão 2020: “As organizações exponenciais são empresas que crescem de forma escalável. Nelas, a receita e a quantidade de clientes crescem aceleradamente, enquanto os custos mudam pouco”. Como exemplo, Milagres citou o Uber, que não precisa aumentar custos na mesma proporção da demanda, pois a frota de motoristas não é contratada pela empresa; o Uber é só uma plataforma de intermediação de negócios.

Francisco Milagres é fundador e diretor-executivo da Mirach; embaixador, consultor e instrutor certificado pela OpenExO – plataforma global dos autores de Organizações Exponenciais. Tem vasta experiência com projetos de transformação digital em organizações globais. É membro do Comitê de Estratégia e Inovação da Unimed Porto Alegre e foi um dos responsáveis pela realização do primeiro evento oficial da Singularity University no Brasil. É graduado e mestre em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo e MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec.

Na palestra intitulada “Futuro dos negócios – casos práticos para o novo cenário”, Milagres resumiu os conceitos de “organizações exponenciais” e “transformações exponenciais”, a partir dos estudos do empreendedor canadense Salim Ismail, estrategista de tecnologia, criador do conceito ExO (Exponential Organizations) Sprint, fundador da Singularity University , (também palestrante na Expogestão 2020).

Adaptar-se para liderar

“A utilização da tecnologia – reforçou o palestrante – não é de agora, é uma tendência que vem de anos. Para liderar a transformação nesse cenário, é preciso ter a capacidade de se adaptar com velocidade.” Para ilustrar, Milagres mostrou um gráfico sobre a velocidade de adesão às novas tecnologias, começando pelas – poucas – organizações inovadoras, subindo para as que optam pela adoção imediata, em seguida pelas que seguem a maioria e concluindo com as tardias e as retardatárias. “Obviamente, a taxa de sucesso é maior nos dois primeiros grupos.”

A metodologia ExO Sprint baseia-se no “propósito transformador massivo”, um sistema de planejamento que vai da informação à implementação. Na informação há o nível de Escala (equipes sob demanda, comunidade e multidão, algoritmos, ativos alavancados e engajamento) e o de Ideias (interfaces, painéis de controle ou dashboards, experimentação, autonomia e tecnologias sociais).

A metodologia tem alguns fundamentos: lidar com o sistema imunológico corporativo, “faça você mesmo” e rápida execução. “Ter propósito, ser ágil e se adaptar facilmente. Esses são alguns dos atributos para liderar a transformação”, resumiu Francisco Milagres.

Não deixe de ler também:

Disciplina, foco e energia: palestrante explica como alcançar uma melhor performance na vida

24/04/2025

Disciplina, foco e energia: palestrante explica como alcançar uma melhor performance na vida

Palestra internacional confirmada: Susana Balbo, referência global do setor vitivinícola

17/04/2025

Palestra internacional confirmada: Susana Balbo, referência global do setor vitivinícola

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio Automotivo

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização