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O sucesso vertiginoso de Flakes Power

Numa comédia adolescente norte-americana, João Sampaio seria o típico “nerd”, com o jeitão de adolescente, óculos, cabelo azul… Na realidade, porém, João é o gamer/youtuber/empresário Flakes Power, liderando uma afiada equipe e atraindo 5,8 milhões de pessoas interessadas em sua habilidade com os jogos eletrônicos. “Não ensino ninguém a jogar, apenas passo dicas, minha intenção é ajudar as pessoas a se divertir jogando”, disse o influenciador digital em sua palestra-entrevista “A construção da carreira e marca no mundo digital”, na Expogestão 2020.

Nascido em Joinville/SC há 23 anos, João Sampaio deixou de ser, há cinco anos, aluno de Engenharia de Software para virar Flakes Power, youtuber especializado em games. Viciado em jogos desde criança, ele começou gravando vídeos com dicas do jogo “Clash Royale”, e depois passou para o megasucesso “Fortnite”, consolidando-se como um dos maiores influenciadores digitais brasileiros. Hoje é referência para as empresas que buscam se engajar com jovens, como Red Bull, ELG Suportes e Asus, além de indústrias farmacêuticas, têxteis, telefônicas, automobilísticas e fintechs.

“No Brasil – diz Flakes Power – este negócio dos games está começando a crescer bastante, mas ainda se concentra muito no mobile, o jogo no smartphone, pois tudo é muito caro, desde um console até uma cadeira própria para o gamer.” Este cenário modesto, porém, na visão do jovem empresário, tem tudo para mudar: “Os anunciantes perceberam a força do mobile. Além disso, durante a pandemia cresceu muito a frequência das pessoas aos games. Só no meu canal, no primeiro mês da quarentena os números dispararam de 30 para 50 milhões de views diários”.

Monetizar a fantasia

Quando começou a postar sua performance, então no “Clash Royale”, João Sampaio nem fazia ideia de que aquilo poderia ser um negócio. “Eu só queria compartilhar minha habilidade no jogo. Aí a audiência começou a crescer, e vi que poderia monetizar aquela fantasia. Meu pai, empresário, me incentivou e ensinou algumas coisas, chamei meu irmão mais novo pra administrar, o empreendimento cresceu e hoje temos uma grande equipe gerindo uma empresa. E eu posso me dedicar à criação de conteúdo, algo que me exige muito tempo”, explica o influenciador.

Como ele não queria um canal repleto de anúncios, optou por concentrar o esforço de monetização em poucos anunciantes, sem ser agressivo. “Nos vídeos, meu jeito de mostrar o anunciante é usando seu produto, seja um console, um mouse, um notebook ou uma cadeira. Além disso, gira a economia circular, que inclui equipamentos e produtos derivados, como a linha de cosméticos criada a partir do ‘Fortnite’.” As plataformas de streaming também investem na criação de novos jogos.

“Hoje – prossegue Flakes – eu uso o canal do Youtube para expandir a minha marca. Todo dia procuro criar coisas novas em torno do jogo. Nesse negócio não dá pra tirar férias, pois se deixar um mês sem postar novidades, o algoritmo entende que não há ninguém assistindo, e a mesa vira uma bagunça.”

Com um estilo leve, voltado à família, Flake atrai audiência em todas as faixas etárias. “Cheguei a fazer uma live para 260.000 pessoas, algo que jamais imaginei na vida”, conta. E fecha com uma mensagem: “Se o seu filho quer jogar, deixe. O game só estimula o cérebro”. E pode render um bom ganho financeiro…