Leia nossos

conteúdos

  • ExpoGestão
  • min

Por que a gestão ágil será a diferença entre crescer e morrer

O conceito de agile strategy, traduzido do inglês como estratégia ágil, é o que diferenciará as instituições no novo normal. As empresas não podem mais ser controladas considerando um cenário plano e linear. Elas precisam ser adaptáveis e versáteis para se adequarem aos novos contextos e também às oportunidades apresentadas pela realidade do mercado.

A agilidade se dá num ambiente diferenciado, no qual o foco são as pessoas que geram e entregam valor. O método preconiza a inspeção contínua e frequente, permitindo que as equipes atuem na melhoria dos produtos e processos. “É um trabalho colaborativo, de inteligência coletiva para impulsionar o desempenho operacional e também estratégico”, classificou Andy Barbosa, fundador do Agile Institute Brazil, durante a Expogestão 2020.

Às companhias, cabem novas habilidades e práticas de gestão. O modelo de silos departamentais não faz mais sentido quando as pessoas precisam estar reunidas num objetivo comum, que é o da própria empresa. “Todos são proponentes nessa gestão que se autorganiza e define o seu método de trabalho, cooperando para a geração de valor”, destacou.