• Inovação e Tendências
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Tendências de inovação na indústria de alimentos

 

Em entrevista ao Blog da ExpoGestão, Steven Charles Rumsey, Diretor de Inovação e Tecnologia da Duas Rodas, fala sobre as tendências que têm direcionado este mercado nos últimos anos e novos comportamentos do consumidor

Nunca a comida que escolhemos para colocar em nosso prato esteve tanto em sintonia com o comportamento humano e a inovação. A indústria de alimentos tornou-se um mercado cada vez mais dinâmico, em plena sintonia com as tendências e transformações do segmento. Hoje, não se baseia somente em nossa necessidade básica de se alimentar. Tendências como a busca por mais saudabilidade, conveniência, monoporções e novas experiências de consumo são aceleradas por novos hábitos do consumidor e até mesmo atual momento. O consumo de alimentos “plant based” (à base de plantas), por exemplo, teve um crescimento de quase 70% nos últimos cinco anos, de acordo com uma pesquisa de mercado da Euromonitor.
Segundo a Associação Brasileira de Alimentos (ABIA), a indústria brasileira de alimentos e bebidas representa hoje 24% dos empregos da indústria de transformação brasileira e gera aproximadamente 1,68 milhão empregos diretos e formais. Um gigante que alimenta a nossa mesa e os sentidos dos consumidores.
Em entrevista ao Blog da ExpoGestão, Steven Charles Rumsey, Diretor de Inovação e Tecnologia da Duas Rodas – empresa que é líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas – fala sobre as principais tendências que têm direcionado este importante mercado nos últimos anos e novos comportamentos do consumidor.
Rumsey, Ph.D., tem mais de 28 anos de experiência na área de Inovação de Alimentos, é graduado em neurociência, com mestrado e doutorado em Nutrição Humana, com residência de pós-doutorado no Instituto Nacional de Saúde nos EUA. Atuou como Diretor de Inovação Tecnológica da Mead Johnson Nutritionals e como Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na Bunge Alimentos Brasil. 

Steven Charles Rumsey, Diretor de Inovação e Tecnologia da Duas Rodas

Quais os novos comportamentos do consumidor que vocês consideram relevantes para serem analisados de perto pela indústria?
Steven Charles Rumsey –
Ao mesmo tempo que o consumidor expressa cada vez mais interesse por produtos adaptados às suas necessidades mais específicas, desafiando a indústria de alimentos a fornecer soluções individualizadas, certos movimentos macros de consumo, como saudabilidade, indulgência e sustentabilidade continuam em crescimento.
A indústria de alimentos precisa ficar atenta a estes comportamentos globais, mas não pode perder de vista o desenvolvimento de canais cada vez mais personalizados para alcançar e conversar com o consumidor. Em um ambiente B2B, isto significa que os processos precisam envolver não somente clientes industriais, mas também os clientes deles para validar e conectar as soluções aos hábitos e avaliações do consumidor. 

Quais as principais tendências que vêm direcionando a indústria do mercado de alimentos?
Steven Charles Rumsey –
Os brasileiros têm impulsionado o dinâmico mercado de alimentos e bebidas cada vez mais em direção a produtos que ofereçam maior impacto sensorial, estabilidade, naturalidade, saudabilidade, bem-estar e conveniência; sem abrir mão do sabor e da experiência de consumo.
Ao mesmo tempo, cresce o interesse por marcas que se dedicam a desenvolver produtos que atendam às necessidades individuais, que tenham posicionamentos de sustentabilidade e que priorizem a transparência na comunicação com seus públicos.
Estes movimentos aceleram exponencialmente os desafios mercadológicos das empresas para atender às demandas em constante evolução, o que faz com que a inovação com novas tecnologias seja estratégia fundamental para manter a relevância no mercado alimentício.
Na Duas Rodas, investimos nas observações atentas do comportamento dos consumidores, em inteligência de mercado, conhecimento técnico aprofundado e na criação colaborativa para inovar os nossos ingredientes, produtos e serviços para que, em ações de parceria, possibilitemos aos nossos clientes impactarem positivamente os consumidores com produtos lançados no mercado.

A ameaça trazida pela doença nesses dois últimos anos fez com que o consumidor ampliasse a preocupação e os cuidados com a própria saúde. Alimentos, bebidas e suplementos que auxiliam na melhora da sua imunidade ganharam mais espaço nos carrinhos de compras, assim como os produtos que possibilitam trazer alívio à rotina estressante e ofereçam um conforto (comfort food), proporcionando um maior bem-estar.


Que tendências vocês consideram que foram aceleradas pelas transformações que ocorreram nos últimos dois anos?
Steven Charles Rumsey –
Nos mais diferentes países do mundo, provocou impacto direto na rotina das pessoas, que tiveram que adequar comportamentos e estilos de vida a uma nova realidade, acelerando movimentos de consumo e reforçando tendências, como as de alimentos à base de plantas, saúde, bem-estar, transparência e conveniência na alimentação.
A ameaça trazida pela doença fez com que o consumidor ampliasse a preocupação e os cuidados com a própria saúde. Alimentos, bebidas e suplementos que auxiliam na melhora da sua imunidade ganharam mais espaço nos carrinhos de compras, assim como os produtos que possibilitam trazer alívio à rotina estressante e ofereçam um conforto (comfort food), proporcionando um maior bem-estar. Nesta cesta começaram a ganhar espaço tanto produtos que ajudam a relaxar, como chás com ervas e plantas com princípios ativos calmantes como a lavanda, camomila e maracujá; e também bebidas e alimentos funcionais que auxiliam a combater o cansaço e possibilitam um upgrade na concentração, foco e energia, à base de cafeína de guaraná, da erva-mate e da maca, por exemplo. Sem falar em produtos como chocolates e sorvetes, que atendem o conceito de mood food ao trazer a sensação de “eu mereço me presentear”.
Além disso, este momento em estamos vivendo promoveu um movimento de retorno ao lar, com aumento do tempo da família em casa, redução na frequência do lazer externo, reforçando hábitos alimentares domésticos. O brasileiro passou a preparar mais a sua comida em casa, incrementando a procura deste perfil de produtos, abrindo novas oportunidades para a indústria ajudá-lo na preparação dos pratos, oferecendo mais conveniência com kits de alimentos semiprontos, por exemplo, além de levá-lo a viajar por um roteiro de diferentes sabores e gastronomias.

Para uma empresa como a Duas Rodas, sempre conectada com a inovação e os interesses do consumidor final, como o consumidor tem influenciado na criação de novos produtos?

Steven Charles Rumsey – É fundamental, para o caminho de inovação, o entendimento profundo do comportamento e dos desejos do consumidor. É preciso investir em observação atenta, estudos e inteligência de mercado para identificar os movimentos atuais e futuros. 
Na Duas Rodas, temos na inovação um pilar estratégico de competitividade e expansão, tanto em produtos, tecnologias e processos de negócios. Em produtos e tecnologias, as principais plataformas de inovação envolvem a criação de novas experiências sensoriais, indulgência positiva e saudabilidade.
Nos processos de desenvolvimento de ingredientes e serviços para o mercado, a Duas Rodas utiliza processos de interação diretamente com consumidor final para apoiar no desenvolvimento e validação de soluções.
Desenvolvemos a Planta, uma startup e plataforma de interação, engajamento e ideação junto com o consumidor, onde ideias e inspirações são discutidas. Através do ecossistema de inovação da Planta, o consumidor consegue dar voz às ideias que tem para novos produtos, e a Duas Rodas, ao capturar estas ideias e desejos, atua como um catalizador para fomentar desenvolvimentos internos e também junto com os nossos clientes para transformar estes produtos em realidade, acelerando também a chegada de novidades com maior assertividade no mercado.
No nosso Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, contamos também com o setor de Sensory Science Insights, que realiza processos de avaliações sensoriais junto aos consumidores que avaliam projetos de produtos em desenvolvimento. Assim, estimulamos novo pensamento utilizando inspirações de open innovation e os nossos desenvolvimentos contam com feedback bastante direcionados.

Sobre a Duas Rodas
Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há mais de 95 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.