Voltar 25 de Novembro de 2021
  • Inovação e Tendências

  • ExpoGestão 9,32 min

Tendências de inovação na indústria de alimentos

Em entrevista ao Blog da ExpoGestão, Steven Charles Rumsey, Diretor de Inovação e Tecnologia da Duas Rodas, fala sobre as tendências que têm direcionado este mercado nos últimos anos, novos comportamentos do consumidor e pandemia

Nunca a comida que escolhemos para colocar em nosso prato esteve tanto em sintonia com o comportamento humano e a inovação. A indústria de alimentos tornou-se um mercado cada vez mais dinâmico, em plena sintonia com as tendências e transformações do segmento. Hoje, não se baseia somente em nossa necessidade básica de se alimentar. Tendências como a busca por mais saudabilidade, conveniência, monoporções e novas experiências de consumo são aceleradas por novos hábitos do consumidor e até mesmo pela pandemia. O consumo de alimentos “plant based” (à base de plantas), por exemplo, teve um crescimento de quase 70% nos últimos cinco anos, de acordo com uma pesquisa de mercado da Euromonitor.
Segundo a Associação Brasileira de Alimentos (ABIA), a indústria brasileira de alimentos e bebidas representa hoje 24% dos empregos da indústria de transformação brasileira e gera aproximadamente 1,68 milhão empregos diretos e formais. Um gigante que alimenta a nossa mesa e os sentidos dos consumidores.
Em entrevista ao Blog da ExpoGestão, Steven Charles Rumsey, Diretor de Inovação e Tecnologia da Duas Rodas – empresa que é líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas – fala sobre as principais tendências que têm direcionado este importante mercado nos últimos anos, novos comportamentos do consumidor e a pandemia.
Rumsey, Ph.D., tem mais de 28 anos de experiência na área de Inovação de Alimentos, é graduado em neurociência, com mestrado e doutorado em Nutrição Humana, com residência de pós-doutorado no Instituto Nacional de Saúde nos EUA. Atuou como Diretor de Inovação Tecnológica da Mead Johnson Nutritionals e como Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na Bunge Alimentos Brasil. 

Steven Charles Rumsey, Diretor de Inovação e Tecnologia da Duas Rodas

Quais os novos comportamentos do consumidor que vocês consideram relevantes para serem analisados de perto pela indústria?
Steven Charles Rumsey –
Ao mesmo tempo que o consumidor expressa cada vez mais interesse por produtos adaptados às suas necessidades mais específicas, desafiando a indústria de alimentos a fornecer soluções individualizadas, certos movimentos macros de consumo, como saudabilidade, indulgência e sustentabilidade continuam em crescimento.
A indústria de alimentos precisa ficar atenta a estes comportamentos globais, mas não pode perder de vista o desenvolvimento de canais cada vez mais personalizados para alcançar e conversar com o consumidor. Em um ambiente B2B, isto significa que os processos precisam envolver não somente clientes industriais, mas também os clientes deles para validar e conectar as soluções aos hábitos e avaliações do consumidor. 

Quais as principais tendências que vêm direcionando a indústria do mercado de alimentos?
Steven Charles Rumsey –
Os brasileiros têm impulsionado o dinâmico mercado de alimentos e bebidas cada vez mais em direção a produtos que ofereçam maior impacto sensorial, estabilidade, naturalidade, saudabilidade, bem-estar e conveniência; sem abrir mão do sabor e da experiência de consumo.
Ao mesmo tempo, cresce o interesse por marcas que se dedicam a desenvolver produtos que atendam às necessidades individuais, que tenham posicionamentos de sustentabilidade e que priorizem a transparência na comunicação com seus públicos.
Estes movimentos aceleram exponencialmente os desafios mercadológicos das empresas para atender às demandas em constante evolução, o que faz com que a inovação com novas tecnologias seja estratégia fundamental para manter a relevância no mercado alimentício.
Na Duas Rodas, investimos nas observações atentas do comportamento dos consumidores, em inteligência de mercado, conhecimento técnico aprofundado e na criação colaborativa para inovar os nossos ingredientes, produtos e serviços para que, em ações de parceria, possibilitemos aos nossos clientes impactarem positivamente os consumidores com produtos lançados no mercado.

A ameaça trazida pela Covid-19 fez com que o consumidor ampliasse a preocupação e os cuidados com a própria saúde. Alimentos, bebidas e suplementos que auxiliam na melhora da sua imunidade ganharam mais espaço nos carrinhos de compras, assim como os produtos que possibilitam trazer alívio à rotina estressante e ofereçam um conforto (comfort food), proporcionando um maior bem-estar.


Que tendências vocês consideram que foram aceleradas pela pandemia?
Steven Charles Rumsey –
Nos mais diferentes países do mundo, a pandemia provocou impacto direto na rotina das pessoas, que tiveram que adequar comportamentos e estilos de vida a uma nova realidade, acelerando movimentos de consumo e reforçando tendências, como as de alimentos à base de plantas, saúde, bem-estar, transparência e conveniência na alimentação.
A ameaça trazida pela Covid-19 fez com que o consumidor ampliasse a preocupação e os cuidados com a própria saúde. Alimentos, bebidas e suplementos que auxiliam na melhora da sua imunidade ganharam mais espaço nos carrinhos de compras, assim como os produtos que possibilitam trazer alívio à rotina estressante e ofereçam um conforto (comfort food), proporcionando um maior bem-estar. Nesta cesta começaram a ganhar espaço tanto produtos que ajudam a relaxar, como chás com ervas e plantas com princípios ativos calmantes como a lavanda, camomila e maracujá; e também bebidas e alimentos funcionais que auxiliam a combater o cansaço e possibilitam um upgrade na concentração, foco e energia, à base de cafeína de guaraná, da erva-mate e da maca, por exemplo. Sem falar em produtos como chocolates e sorvetes, que atendem o conceito de mood food ao trazer a sensação de “eu mereço me presentear”.
Além disso, a pandemia promoveu um movimento de retorno ao lar, com aumento do tempo da família em casa, redução na frequência do lazer externo, reforçando hábitos alimentares domésticos. O brasileiro passou a preparar mais a sua comida em casa, incrementando a procura deste perfil de produtos, abrindo novas oportunidades para a indústria ajudá-lo na preparação dos pratos, oferecendo mais conveniência com kits de alimentos semiprontos, por exemplo, além de levá-lo a viajar por um roteiro de diferentes sabores e gastronomias.

Para uma empresa como a Duas Rodas, sempre conectada com a inovação e os interesses do consumidor final, como o consumidor tem influenciado na criação de novos produtos?

Steven Charles Rumsey – É fundamental, para o caminho de inovação, o entendimento profundo do comportamento e dos desejos do consumidor. É preciso investir em observação atenta, estudos e inteligência de mercado para identificar os movimentos atuais e futuros. 
Na Duas Rodas, temos na inovação um pilar estratégico de competitividade e expansão, tanto em produtos, tecnologias e processos de negócios. Em produtos e tecnologias, as principais plataformas de inovação envolvem a criação de novas experiências sensoriais, indulgência positiva e saudabilidade.
Nos processos de desenvolvimento de ingredientes e serviços para o mercado, a Duas Rodas utiliza processos de interação diretamente com consumidor final para apoiar no desenvolvimento e validação de soluções.
Desenvolvemos a Planta, uma startup e plataforma de interação, engajamento e ideação junto com o consumidor, onde ideias e inspirações são discutidas. Através do ecossistema de inovação da Planta, o consumidor consegue dar voz às ideias que tem para novos produtos, e a Duas Rodas, ao capturar estas ideias e desejos, atua como um catalizador para fomentar desenvolvimentos internos e também junto com os nossos clientes para transformar estes produtos em realidade, acelerando também a chegada de novidades com maior assertividade no mercado.
No nosso Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, contamos também com o setor de Sensory Science Insights, que realiza processos de avaliações sensoriais junto aos consumidores que avaliam projetos de produtos em desenvolvimento. Assim, estimulamos novo pensamento utilizando inspirações de open innovation e os nossos desenvolvimentos contam com feedback bastante direcionados.

Sobre a Duas Rodas
Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há mais de 95 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.


Autor

ExpoGestão

Ao longo de 18 anos, a ExpoGestão se consolidou como um dos mais renomados encontros empresariais do Brasil. A ExpoGestão se converteu em uma plataforma de soluções, mantendo nosso DNA: uma curadoria primorosa, que sente as alegrias e dores do gestor brasileiro e lhe traz, sob medida, os conteúdos mais relevantes, instigantes e inspiradores – de saúde mental a transformação digital, do novo papel da liderança a cenários político-econômicos, de inovação a estratégia.


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