Voltar

Saúde MentalSaúde Mental e Desempenho

Novos hábitos para novos tempos

Sucesso tem a ver com hábitos
O que é o sucesso? Tudo tem a ver com hábito, de superar os desafios da mudança.

A pandemia do coronavírus vem mostrando como é bom mudar certos hábitos. “A Covid-19 acelerou paradigmas. Como será o mundo amanhã? Quais hábitos da quarentena serão mantidos? Quais nunca poderão ser retomados? As mudanças são tantas e tão rápidas, que precisamos agir como camaleões.” As questões, constatações e conclusões são do médico neurologista Fabiano Moulin, fechando a programação de palestras da Expogestão 2020.
Médico formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, neurologista pela Universidade Federal de São Paulo, é médico assistente do Departamento de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo, especialista em Neurologia Cognitiva e do Comportamento. Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, é dos mais requisitados professores da Casa do Saber. Sua palestra, intitulada “Novos hábitos para novos tempos – Saúde mental e desempenho”, partiu da informação de que o cérebro, nosso potente aliado ao longo da vida, é o maestro de nosso organismo diante de situações complexas, imprevisíveis e estressantes. Para minimizar nosso desgaste mental, transforma tudo o que é regular em hábito, de modo a não termos de reaprender as mesmas coisas, todos os dias.
“Toda dificuldade na vida nos oferece uma oportunidade de olhar para dentro e invocar nossos recursos internos.” A frase do filósofo grego Epíteto é inspiração para Fabiano Moulin concluir: “Nossa educação é feita da cabeça pra fora. Ninguém nos ensinou a olhar para dentro. É no interior que descobrimos. O cérebro não é suficiente, mas é necessário”.
Outra citação, de Carl Jung, acende a faísca para falar de hábitos: “Até que transforme o inconsciente em consciente, ele direcionará sua vida, e você o chamará de destino”.

Os desafios da mudança
“Hábitos – agora o dr. Moulin falando – são uma genial ferramenta da natureza, respostas automáticas para problemas frequentes. Hábitos são uma belíssima maneira de liberar o cérebro para que minha consciência possa agir.” O que é o sucesso? – pergunta o médico. E responde: “Tudo tem a ver com hábito, de superar os desafios da mudança”.
E quais são esses desafios? “Muitas vezes tentamos mudar a coisa errada, mudar hábitos com a estratégia errada, confundindo metas com processos. Metas são apenas o resultado final. Hábitos às vezes não são o problema, os processos é que são.”
Um dos caminhos para usar a estratégia certa e os processos corretos é transformar a motivação externa em interna. Exemplo: “Quando meu filho chora de madrugada, eu me levanto pra agradar minha esposa? Não, meu desejo é ser um bom marido e bom pai, essa é minha motivação interna, provocada pelo choro do meu filho”.
Criação de hábitos tem quatro etapas: estímulo, desejo, comportamento e recompensa. “É um ciclo, que se alimenta de estímulos claros, desejos atraentes, comportamento fácil e recompensa satisfatória.”

  • Saúde Mental
  • Saúde Mental e Desempenho

Fabiano Moulin

Médico neurologista, especialista em Neurologia Cognitiva e do Comportamento

Linkedin

Conteúdos relacionados

Mais Conteúdos

Patrocínio:




Entidades Parceiras:

Apoio de Mídia:

Realização:

Parceiros:

Franke
Michael Page
kpmg
Qlik
Toccatto
Target
Sercompe
Silva Santana & Teston
Moore
Sympla
Hype50+
Aylmer
Instituto Cliente Feliz
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Mandelli & Logiggio
By the Bed
Tendências
SEBRAE
Oxford Porcelanas
STRAUSS

ExpoGestão o caminho para a mudança começa agora

Nosso objetivo é trazer a inspiração necessária a tempos de incerteza e adaptação, com as boas práticas no mercado, para construir a liderança de que o mundo precisa.

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" Leonardo Da Vinci