Leia nossos

conteúdos

  • Gestão e Negócios
  • 2,48 min

Como elaborar o planejamento financeiro e orçamentário para 2023

O planejamento financeiro e orçamentário é indispensável para garantir a proteção e previsibilidade do negócio para 2023. Afinal, empreender ou gerir uma empresa implica expor-se a algum tipo de ameaça, o que não quer dizer que elas não possam ser evitadas. Considerando que neste momento a maior parte das empresas encontra-se em fase de elaboração do orçamento para o próximo ano, a Global Estratégias selecionou orientações úteis para este processo.

O planejamento é uma ferramenta que permite entender melhor o contexto no qual a empresa está inserida, bem como os eventuais caminhos que pode seguir. Ao planejar, o gestor tem condições de prever situações e se preparar antecipadamente para lidar com elas, caso se concretizem.
Desta forma, planejar não significa que o empreendimento estará totalmente livre das ameaças externas e internas. O que se busca, na verdade, é antecipá-las de maneira que seus impactos nas finanças sejam minimizados.

Diferença entre planejamento financeiro e orçamentário
Antes de entender como elaborar esses dois tipos de planejamento, é imprescindível conhecer a diferença entre eles. Planejamento financeiro e orçamentário são duas coisas diferentes, mas que se complementam entre si.
O planejamento orçamentário antecede o planejamento financeiro. Assim, o orçamento empresarial deve ser feito considerando análise de fatores como cenário econômico e político, orçamento atual disponível e projetos futuros. Além disso, questões, como investimentos, fluxos de caixa e endividamento, também precisam ser discutidos na etapa de desenvolvimento do planejamento orçamentário.

Outros aspectos importantes que são considerados na etapa de planejamento orçamentário são: estimativa de gastos, estimativa de receitas que devem ser geradas para cobrir todos custos e despesas e lucro estimado.
O planejamento orçamentário vai observar e estabelecer estratégias a curto prazo. O planejamento financeiro, por sua vez, tem um foco no longo prazo, por isso ele contempla temáticas parecidas, mas sob uma perspectiva temporal distinta.

Etapas do planejamento
• Defina as diretrizes estratégicas do próximo ano
• Comece planejando o que você pretende para seu negócio no próximo ano
• Separe os grupos de receitas e despesas
• Determine as metas financeiras para o período
• Faça uma análise da sua receita
Se você gostou destas orientações, consulte o blog da Global Estratégias para conhecer mais detalhes sobre cada uma das etapas do Planejamento Financeiro e Orçamentário.
Acesse e saiba mais