INSPIRE-SE, INOVE, EVOLUA SAVE THE DATE DE 10 A 12 DE JUNHO DE 2025

25/10/2024

Economia favorável ao ambiente de negócios e outros insights da Jornada de Conhecimento Expogestão

A 9ª Jornada de Conhecimento Expogestão reuniu mais de uma centena de presidentes e executivos C’Level na Praia Brava, em 24 de outubro, proporcionando conhecimento, network e inputs relevantes para o planejamento das empresas em 2025.

Pedro Lutz Ramos, economista-chefe do Sicredi, abriu o encontro falando sobre o cenário econômico global e disse que o mundo vai continuar oferecendo volatividade. Sobre a economia brasileira, destacou que o país saiu da Covid melhor do que entrou. Reforçou que a economia está embalada, com crescimento na faixa de 3% anuais, a inflação está em um patamar aceitável, o mercado de trabalho está aquecido e o crescimento tem sido puxado pelo setor de serviços. Este conjunto de indicadores é favorável para o ambiente de negócios.

Gustavo Araújo, co-founder & CIO da Distrito – falou sobre as novas fronteiras da Inteligência Artificial e os desafios para os CEOs. De acordo com o palestrante, quase todas as tarefas sensoriais, a IA faz melhor que um humano e muito em breve as empresas não vão querer contratar pessoas que não usam Inteligência Artificial, porque a produtividade será menor.

O tema dos especialistas da KPMG, André Coutinho e Dustin Pozzetti, foi a transformação de negócios. Estudo realizado pela consultoria indicou que 93% das empresas estão realizando algum tipo de iniciativa de transformação neste momento. Os objetivos são melhorar a experiência dos clientes, modernizar o trabalho, gerenciar o impacto das externalidades e capturar valor com o ecossistema. Este último, que deveria ser o principal desafio, por proporcionar crescimento do negócio, ainda é muito incipiente.

A Jornada Expogestão também trouxe uma Dinâmica com CEOs que são referência em diferentes setores da economia, proporcionando aprendizado coletivo e geração de insights enriquecedores. Participaram Otávio Rodacoswiski, diretor geral da Planta Araquari da BMW; Jorge Luís Rohden, CEO do Grupo Rohden; Ricardo Wasen, diretor do Grupo Orbenk; Márcio Ferreira, diretor superintendente de Energia da Intelbras, e Conrado Lehmkuhl, sócio-diretor do Grupo CVF Trading. A medição foi de Célio Valcanaia, sócio-diretor do Grupo de CEOs da Renaissance Executive Forums e um dos organizadores da Expogestão.

O encontro encerrou com palestra de Felipe Votisch, diretor Nacional de Trade Marketing e Merchandising da Nestlé Brasil sobre tendências, comportamento e estratégias relacionadas ao consumo, varejo e indústria. Felipe fez uma retrospectiva de como chegamos ao atual cenário de consumo, afirmou que, segundo pesquisa da Mckinsey, 8% é a média de queda no crescimento de rentabilidade em 167 empresas globais entrevistadas pela consultoria e enfatizou que as empresas precisam mudar suas estratégias de relacionamento com os consumidores, investindo em ações como a utilização de dados e a possibilidade de promoções adequadas para cada tipo de produto.

Não deixe de ler também:

Como acompanhar as mudanças do consumidor?

01/12/2024

Como acompanhar as mudanças do consumidor?

Marketing: saiba por que o substantivo sucesso se transformou no verbo sucessando

03/10/2024

Marketing: saiba por que o substantivo sucesso se transformou no verbo sucessando

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão