conexões essenciais 10 a 12 de junho

25/10/2024

Economia favorável ao ambiente de negócios e outros insights da Jornada de Conhecimento Expogestão

A 9ª Jornada de Conhecimento Expogestão reuniu mais de uma centena de presidentes e executivos C’Level na Praia Brava, em 24 de outubro, proporcionando conhecimento, network e inputs relevantes para o planejamento das empresas em 2025.

Pedro Lutz Ramos, economista-chefe do Sicredi, abriu o encontro falando sobre o cenário econômico global e disse que o mundo vai continuar oferecendo volatividade. Sobre a economia brasileira, destacou que o país saiu da Covid melhor do que entrou. Reforçou que a economia está embalada, com crescimento na faixa de 3% anuais, a inflação está em um patamar aceitável, o mercado de trabalho está aquecido e o crescimento tem sido puxado pelo setor de serviços. Este conjunto de indicadores é favorável para o ambiente de negócios.

Gustavo Araújo, co-founder & CIO da Distrito – falou sobre as novas fronteiras da Inteligência Artificial e os desafios para os CEOs. De acordo com o palestrante, quase todas as tarefas sensoriais, a IA faz melhor que um humano e muito em breve as empresas não vão querer contratar pessoas que não usam Inteligência Artificial, porque a produtividade será menor.

O tema dos especialistas da KPMG, André Coutinho e Dustin Pozzetti, foi a transformação de negócios. Estudo realizado pela consultoria indicou que 93% das empresas estão realizando algum tipo de iniciativa de transformação neste momento. Os objetivos são melhorar a experiência dos clientes, modernizar o trabalho, gerenciar o impacto das externalidades e capturar valor com o ecossistema. Este último, que deveria ser o principal desafio, por proporcionar crescimento do negócio, ainda é muito incipiente.

A Jornada Expogestão também trouxe uma Dinâmica com CEOs que são referência em diferentes setores da economia, proporcionando aprendizado coletivo e geração de insights enriquecedores. Participaram Otávio Rodacoswiski, diretor geral da Planta Araquari da BMW; Jorge Luís Rohden, CEO do Grupo Rohden; Ricardo Wasen, diretor do Grupo Orbenk; Márcio Ferreira, diretor superintendente de Energia da Intelbras, e Conrado Lehmkuhl, sócio-diretor do Grupo CVF Trading. A medição foi de Célio Valcanaia, sócio-diretor do Grupo de CEOs da Renaissance Executive Forums e um dos organizadores da Expogestão.

O encontro encerrou com palestra de Felipe Votisch, diretor Nacional de Trade Marketing e Merchandising da Nestlé Brasil sobre tendências, comportamento e estratégias relacionadas ao consumo, varejo e indústria. Felipe fez uma retrospectiva de como chegamos ao atual cenário de consumo, afirmou que, segundo pesquisa da Mckinsey, 8% é a média de queda no crescimento de rentabilidade em 167 empresas globais entrevistadas pela consultoria e enfatizou que as empresas precisam mudar suas estratégias de relacionamento com os consumidores, investindo em ações como a utilização de dados e a possibilidade de promoções adequadas para cada tipo de produto.

Não deixe de ler também:

“Conexões Essenciais” é o tema da 23ª ExpoGestão, de 10 a 12 de junho, em Joinville

14/03/2025

“Conexões Essenciais” é o tema da 23ª ExpoGestão, de 10 a 12 de junho, em Joinville

“Redes de relacionamento são mais poderosas que organogramas”, afirma palestrante internacional

14/03/2025

“Redes de relacionamento são mais poderosas que organogramas”, afirma palestrante internacional

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização