Gente, gestão e estratégia – liderando para o futuro
A palestra internacional da ExpoGestão 2023 com italiana Barbara Borra, presidente global da multinacional suíça Franke Home Solutions, mostrou a importância das pessoas em todas as relações no mundo dos negócios. Não há organizações, nem estratégias, tampouco planos de crescimento que irão prosperar sem as pessoas como as verdadeiras condutoras. Estar atento aos colaboradores e ter humildade para aprender com eles. “Estas são as duas lições mais importantes que aprendi e que guardo comigo ao longo da minha carreira”, explicou a executiva, que acumula em sua jornada no mundo corporativo posições de responsabilidade global em grandes corporações, em diferentes países e culturas.
“Aprendi muito cedo que o que torna uma equipe de alto desempenho é realmente um bom nível de humildade do líder para aprender com qualquer pessoa”, afirmou a palestrante. Também reforçou o conceito de que habilidades podem ser ensinadas, mas o caráter e as atitudes é que fazem realmente a diferença. Uma empresa só poderá sobreviver se conseguir unir pessoas, produtos ou serviços excelentes, bom marketing e marca forte.
Entretanto, reforçou Barbara, o ser humano precisa estar no centro. “Buscamos lideranças que tenham características semelhantes às que esperamos de nossos amigos”, disse. Destacou algumas: humildade e disposição para aprender; curiosidade para pensar e agir fora da casa; e liderança pelo exemplo, demonstrando na prática que está disposto a trabalhar com e pela equipe.
Exemplificou com situações que ela viveu no início da carreira. “Tive muita sorte, pois encontrei líderes que acreditaram em mim”, contou. No seu primeiro emprego, recém formada em Engenharia Química, foi desafiada a liderar uma equipe para cuidar dos projetos pilotos da empresa. Logo de início, estavam desenvolvendo um projeto e, num determinado momento, ela acabou ficando a noite toda para dar continuidade. Na manhã seguinte, quando a equipe chegou, viram que a líder tinha passado a noite no trabalho. “Eles me ofereceram café e falaram para eu ir pra casa descansar que dariam continuidade. O fato motivou a equipe de forma extraordinária. Isso é liderar pelo exemplo”, destacou.
Para finalizar, deixou mais um conselho aos participantes da ExpoGestão. “Escute seu coração!” As pessoas precisam seguir carreiras com as quais se identificam. Devem sentir prazer e alegria naquilo que fazem. Isso faz toda a diferença na vida profissional. E, acima de tudo, “coloque você, sua família, em primeiro lugar. A carreira é uma consequência de suas atitudes e habilidades”.